O Governo do Paraná iniciou, em dezembro do ano passado, o pagamento do programa Bolsa Cuidador Familiar, benefício mensal voltado a pessoas que dedicam tempo integral ao cuidado de familiares idosos em situação de dependência. O projeto está em fase piloto e, atualmente, atende 141 cuidadores em 20 municípios, segundo o governo estadual do Paraná.
Continua depois da publicidade
O que é a Bolsa Cuidador Familiar
A Bolsa Cuidador Familiar é um programa estadual do Paraná que concede um benefício mensal equivalente a meio salário mínimo nacional a cuidadores familiares de pessoas idosas em situação de dependência. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de cuidado exercido dentro dos lares e fortalecer a permanência das pessoas idosas em casa, evitando a institucionalização.
Quem tem direito à Bolsa Cuidador Familiar
Para receber o benefício, o cuidador familiar precisa atender aos seguintes critérios:
- ter 18 anos ou mais
- residir no mesmo domicílio da pessoa idosa cuidada
- estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com dados válidos e atualizados
- integrar família com renda per capita de até um salário mínimo nacional
Continua depois da publicidade
Além disso, a pessoa idosa cuidada deve:
- apresentar fragilidade clínico-funcional
- ter essa condição registrada no Sistema de Informação da Pessoa Idosa do Paraná (SIPI/SESA)
- não estar institucionalizada
- estar incluída no CadÚnico
Qual é o valor do benefício
O valor da Bolsa Cuidador Familiar é de R$ 810,50 por mês, equivalente a meio salário mínimo nacional, considerando o piso de R$ 1.621,00 em 2026. Atualmente, 141 pessoas recebem o benefício, sendo 110 mulheres e 31 homens.
Quando a Bolsa Cuidador Familiar é paga
Os primeiros pagamentos começaram em dezembro de 2025. De acordo com o Governo do Estado, o acesso ao valor é realizado pelo aplicativo de poupança social, dos beneficiários previamente incluídos no programa através de busca ativa das equipes dos Núcleos Municipais de Cuidado.
O benefício é concedido em prestações mensais, sem excluir outros auxílios eventualmente recebidos pelo cuidador.
Continua depois da publicidade
Como é feita a seleção dos beneficiários
A seleção dos beneficiários é realizada pelos Núcleos Municipais de Cuidado dos municípios participantes do projeto-piloto. As equipes fazem a identificação e inclusão dos cuidadores familiares aptos a receber o benefício.
Em quais cidades o programa está disponível
Nesta fase inicial, o projeto-piloto contempla 20 municípios:
- Toledo
- Francisco Beltrão
- União da Vitória
- Cianorte
- Irati
- Ivaiporã
- Dois Vizinhos
- Cascavel
- São Mateus do Sul
- Palmeira
- Araucária
- Ponta Grossa
- Marialva
- Londrina
- Marechal Cândido Rondon
- Prudentópolis
- Guarapuava
- Guaratuba
- Colombo
- Pato Branco
Qual é o objetivo do programa
De acordo com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, a Bolsa Cuidador Familiar busca valorizar o cuidado exercido no ambiente doméstico e garantir melhores condições de vida tanto para quem cuida quanto para quem recebe os cuidados.
Continua depois da publicidade
— A maioria dos beneficiários do programa é composta por mulheres, o que evidencia que o trabalho de cuidado, historicamente, sempre esteve associado ao papel feminino. Atualmente, o número de mulheres beneficiárias é cerca de 3,55 vezes maior do que o de homens que recebem o auxílio. Trata-se de mulheres que dedicam grande parte, ou todo tempo, ao cuidado de familiares, muitas vezes abrindo mão da própria renda, o que reforça como essa atividade sempre esteve atrelada às mulheres — afirmou a secretária Leandre Dal Ponte.





