A cidade de Tijucas, na Grande Florianópolis, fica localizada em uma das regiões com o mercado imobiliário mais aquecido do Brasil. É por lá que um novo bairro inteligente, o primeiro da cidade, será implementado, em uma combinação de moradia, comércio, serviços e lazer.

Continua depois da publicidade

O bairro planejado Rio Parque terá entre os destaques a localização perto da natureza e a conexão aos rios Tijucas e Oliveira. A área terá 460 mil metros quadrados e proposta inspirada em ecossistemas urbanos inteligentes.

Tijucas fica localizada no litoral de Santa Catarina, que tem quatro das cinco cidades com os imóveis mais valorizados do país, como Balneário Camboriú e Itapema. O lançamento promete ser um marco em urbanismo e reposicionar a cidade nesse cenário.

Veja fotos do bairro inteligente

O projeto é baseado na lógica dos ecossistemas urbanos e inspirado nas tendências globais da terceira geração de bairros planejados:

— O Rio Parque vai trazer para Tijucas o que chamamos de terceira geração de bairros planejados, um modelo que propõe uma nova lógica de vida urbana. Estamos falando de ecossistemas integrados, com infraestrutura inteligente, soluções sustentáveis e experiências pensadas para o cotidiano das pessoas. Esse tipo de projeto transforma a relação do morador com a cidade: ele passa a viver em um bairro onde pode trabalhar, se divertir, ter acesso a comércio, serviços e espaços de lazer além das belas vistas, tudo a poucos minutos de casa, com segurança e qualidade real — destaca Paulo Toledo, CEO da Cia Multiplataforma Imobiliária, empresa de hub de mercado imobiliário.

Continua depois da publicidade

O projeto prevê parque linear, marina, vias planejadas, espaços comerciais, áreas de lazer, esporte e serviços, seguindo os princípios do urbanismo contemporâneo. O empresário Ricardo Laus, à frente da empresa Novo Ambiente Urbanismo, responsável pelo bairro Rio Parque, destaca o protagonismo que o projeto traz para a cidade de Tijucas.

— Tijucas vive um novo ciclo. Durante muito tempo, foi vista como escolha secundária, mas agora passa a ser primeira opção para quem busca qualidade de vida com acesso a grandes centros. O Rio Parque traduz essa virada: um bairro onde as pessoas poderão viver com estrutura, segurança, mobilidade e conexão com o entorno — afirma.

Leia também

Como será o prédio mais alto de cidade que virou aposta da construção em SC

Entenda polêmica sobre construção de “arranha-céu” em bairro mais populoso de Florianópolis