A Secretaria de Estado da Saúde lançou um simulador para que interessados calculem o seu índice de carência para uma eventual inscrição no programa Universidade Gratuita e nas bolsas de estudo do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc).
Continua depois da publicidade
A novidade foi lançada uma semana após a divulgação do relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) que apontou indício de irregularidades e suspeita de fraudes de beneficiários do programa em universidades de SC. No total, o documento apontou inconsistências em cadastros de 18 mil alunos, pouco mais da metade do total de contemplados avaliados, e um valor de R$ 320 milhões pago aos estudantes com indícios identificados.
Veja como funciona o simulador do Universidade Gratuita
O simulador do Universidade Gratuita está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação. Nele, o aluno pode preencher algumas informações necessárias para cadastro ao programa, como eventual situação de desemprego, renda mensal familiar, patrimônio, despesas com aluguel, doenças crônicas e transporte público. Com base nisso, o site informa qual o índice de carência do estudante. Conforme as regras do Universidade Gratuita e do Fumdesc, quanto maior o índice de carência, maior as chances de que o estudante seja contemplado.
O índice de carência é um número que reúne condições socioeconômicas do estudante e é usado como critério para a classificação dos estudantes que terão prioridade no acesso às bolsas, conforme os recursos disponíveis para cada universidade. A chance de ser contemplado varia conforme o número de inscritos em cada curso e instituição. No entanto, a cada semestre as universidades participantes dos programas divulgam uma lista com os alunos contemplados e o índice de carência de cada um. Com isso, os estudantes podem consultar essas listas divulgadas semestralmente nos sites das próprias instituições de ensino e conferir se teriam chances de serem contemplados ou não com bolsas no curso desejado.
O simulador informa o peso de cada fator no cálculo do índice de carência, mas deixa claro que a ferramenta não se trata de um canal de inscrição nos programas e que o índice alcançado pelo estudante não garante acesso aos benefícios. Para isso, é necessário fazer a inscrição, entregar a documentação e preencher os requisitos do programa — que tem critérios como renda familiar per capita de até 4 salários mínimos para todos os cursos, exceto medicina, que tem teto de 8 salários mínimos, e residir há pelo menos cinco anos em SC. As inscrições para o próximo semestre ocorrerão em julho, e o edital foi lançado esta semana (veja mais informações ao final da matéria).
Continua depois da publicidade
Novas inscrições para o Universidade Gratuita
Os novos editais do Universidade Gratuita e do Fumdesc, para o segundo semestre de 2025, já estão disponíveis desde a segunda-feira (16). A partir de agora, as renovações, inscrições e concessões de bolsas serão feitas antes do início das aulas. O cronograma, os critérios para cadastramento e requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis nos sites dos programas. A partir do primeiro semestre de 2026, a expectativa é que as inscrições e concessões de bolsas ocorram antes mesmo da matrícula dos estudantes. Isso deve permitir com que os estudantes saibam com antecedência se serão ou não contemplados com bolsas, evitando dívidas com mensalidades caso não sejam beneficiados com as gratuidades.
Além do simulador, o governo do Estado tem divulgado outras medidas para aperfeiçoar o programa após as denúncias de supostas irregularidades entre os beneficiários. Entre as ações está a ampliação da comissão de fiscalização, com inclusão do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Assembleia Legislativa, Controladoria-Geral do Estado e Polícia Civil, e a criação de um portal da transparência. A Secretaria de Educação também implementou um Disque-Denúncias 0800, canal gratuito que funciona de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, para receber denúncias e fortalecer o controle social. Até a terça-feira (17), 21 denúncias já haviam sido recebidas por meio do canal. Segundo o Estado, as informações serão levadas a apuração.
Confira abaixo as datas para renovações e inscrições nos dois programas
Renovações (para estudantes já beneficiados)
- de 7 de julho, às 14h, até 11 de julho, às 19h, com período para correções de 21 de julho até 23 de julho, às 19h
Continua depois da publicidade
Inscrições (para novos candidatos)
- de 7 de julho, às 14h, até 17 de julho, às 19h
Leia também
Edital de inscrições no Universidade Gratuita traz mudanças e define datas
As universidades de SC que lideram indícios de irregularidades em programas de bolsas
Universidade Gratuita tem mais de 800 alunos com patrimônio milionário




