O mundo celebra a chegada do ano novo na virada do dia 31 de dezembro para o 1º de janeiro, que no Brasil é feriado de Confraternização Universal. Nesse sentido, uma das coisas mais belas do réveillon é que cada cultura no mundo celebra a virada de sua maneira. Assim, a contagem regressiva para um novo ciclo envolve práticas construídas por séculos de tradição, sem se desgarrar das tecnologias que foram chegando e agregaram à festa.

Continua depois da publicidade

Desse modo, vamos mostrar algumas das mais diversas formas de comemorar a chegada de um novo ano. Envolvendo desde fogos de artifício, até rituais que chamam boa sorte e prosperidade. Além disso, confira qual a história das celebrações de virada de ano na humanidade.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

História das celebrações de ano novo

Primeiramente, vamos trazer mais sobre as origens das festas de ano novo na humanidade. Segundo o site da Revista Recreio, não foi sempre que o ano novo foi celebrado como é hoje. Tendo em vista que existem registros de festas de passagem para o próximo desde o ano 2000 A.C, antigamente a festa costumava ser na transição entre o inverno e a primavera. À época, a celebração simbolizava o florescer das plantas e um tempo mais quente.

De modo que o 1º de janeiro só passou a ser de fato o dia do ano novo no período do Império Romano. A saber, foi Júlio César o imperador que colocou a data no calendário como a que abre o ano, isso no ano de 46 A.C. Posteriormente, mais de um milênio depois, a Igreja Católica oficializou a data através do Calendário Gregoriano, instituído no Século 16.

Por mais que o dia 1º de janeiro tenha se consolidado como o dia da entrada em um novo ano, ainda existem outras datas comemorativas com o mesmo sentido ao redor do mundo. Talvez os grandes exemplos sejam o ano-novo chinês, entre janeiro e fevereiro, e o ano-novo judaico, entre setembro e outubro.

Continua depois da publicidade

Tradições de ano novo

Apesar de ser uma data quase universal, cada local do mundo celebra o 1º de janeiro com suas tradições de passagem específicas. Tanto que trouxemos algumas das tradições mais curiosas ao redor do planeta para inspirar novas simpatias.

Espanha

Primeiramente, a Espanha tem uma tradição que envolve uma fruta deliciosa. Isto pois quando da meia-noite, os espanhois costumam ter nas mãos um pote com 12 uvas e comer uma para cada badalada do relógio. Desse modo, eles atraem boas energias para os 12 meses do ano que chega. Mas atenção, o sucesso dessa tradição depende que você consiga comer as 12 uvas. 

Irlanda

Dentre as superstições de réveillon ao redor do mundo, os irlandeses têm diversas curiosas. Dentre elas, eles assam pães e jogam em direção à porta de casa, já que acreditam que isso afasta os maus-espíritos e evitam que entrem na residência. Ao mesmo tempo, a primeira pessoa que entra em um lar da Irlanda no novo ano traz boas ou más-energias. De acordo com a crença, uma mulher ruiva é mau presságio, já um cavaleiro de cabelos escuros traz sorte.

Continua depois da publicidade

Colômbia

O primeiro país latino da lista conta com algumas das tradições mais curiosas. Já que os nossos vizinhos têm o costume de mentalizar alguma viagem que queiram fazer ao rolar uma mala vazia pelo quarteirão. Basta pensar no lugar que quer ir e levar a mala no quarteirão abaixo. Além disso, eles colocam lentilha no bolso para trazer prosperidade e dar o primeiro passo do ano com pé direito.

Japão

Já os japoneses têm a tradição de comer um prato específico entre o fim do ano e o início do outro. No caso, essa comida é o toshikoshi soba, um macarrão de trigo sarraceno que é muito mais que um simples alimento, tendo um significado muito forte. Isso porque, o trigo sarraceno geralmente suporta condições climáticas bastante adversas, trazendo resiliência para quem consome.

África do Sul 

Quem passa a virada na África do Sul precisa ter cuidado. Já que os habitantes têm o hábito de jogar móveis velhos da casa pela janela. Essa tradição remonta ao período do fim do Apartheid, e remete a renovação do ambiente e da vida pessoal.

Continua depois da publicidade

Grécia 

Já os gregos costumam pendurar cebola na maçaneta da porta da casa. Isto, pois, a cebola é um símbolo poderoso de fertilidade e renascimento. Essa simbologia está atrelada a essa raiz conseguir crescer e se desenvolver sozinha. Além disso, os pais também podem acordar as crianças encostando cebola nas cabeças para trazer um novo recomeço.

Leia também

Queima de bonecos e até pão na parede: o inusitado Ano Novo ao redor do mundo

Não é Austrália: conheça o lugar no mundo que o Ano Novo chega primeiro

Frases carinhosas de Feliz Ano Novo 2025 para enviar no grupo da família