As celebrações da virada do ano no Brasil são extremamente tradicionais. Tanto que turistas do mundo inteiro vêm ao nosso país para acompanhar as queimas de fogos e as atrações culturais. Além disso, há também as famosas simpatias e as comidas típicas brasileiras que atraem milhões de pessoas para o Réveillon verde e amarelo. Porém, cada cultura tem, à sua maneira, uma forma de receber o novo ano.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

E algumas delas, como você pode imaginar, são bastante diferentes, curiosas e até engraçadas. Por isso, trouxemos nesta matéria 10 celebrações diferentes de Ano Novo pelo mundo que são bem inusitadas.

Veja celebrações inusitadas do Ano Novo pelo mundo

Continua depois da publicidade

1 – Móveis atirados na rua na África do Sul

A África do Sul é um dos países que mais recebem turistas no continente africano por sua variedade cultural e natural. Entretanto, se você vai para lá para passar a virada, tome cuidado. Isto porque as pessoas jogam móveis velhos pela janela à meia-noite. De acordo com o jornal The South African, a tradição data do período pós-apartheid e remete à renovação do ambiente e da vida pessoal. 

2 – O “baldaço” de água no Uruguai

Assim como os sul-africanos, os uruguaios também jogam coisas pelas janelas. Porém, os nossos vizinhos jogam baldes de água durante o dia, refrescando os que passam pela rua no verão do país. Segundo o portal espanhol El Blog, a tradição funciona como uma forma de espantar as energias ruins que ficaram pendentes no ano interior. 

3 – Mergulho em lagos congelantes no Canadá

Ao contrário do Uruguai, o Ano Novo no Canadá é no auge do inverno. Mesmo assim, tem quem encare os lagos locais na data.

Continua depois da publicidade

De acordo com o site Holiday Calendar do Canadá o “Mergulho do Urso Polar” acontece no dia 1º de janeiro e é feito para trazer sorte ao ano que chega.

4 – Bater pão nas paredes da casa na Irlanda

Uma tradição que é passada de geração em geração nas famílias irlandesas é bater pães na parede e na porta de casa. De acordo com o site da escola Twinkl, essa tradição afasta os maus espíritos.

5 – Abrir a porta dos fundos da casa no Reino Unido

As famílias inglesas, por outro lado, têm como tradição abrir a porta dos fundos da casa no dia da virada. Também segundo a Twinkl, isso serve para deixar o ano velho sair pela porta de trás.

Continua depois da publicidade

6 – Quebrar pratos na Dinamarca

A tradição dos dinamarqueses pode assustar. Conforme o Travel Earth, a população local tem o hábito de quebrar pratos na porta de vizinhos, parentes e amigos para lhes desejar boa sorte para o ano que vem.

7 – 108 badaladas de sinos no Japão

O Ano Novo no Japão é recebido com 108 badaladas dos templos budistas ao redor de todo país. Segundo as tradições da religião, isso afasta os 108 pecados que a humanidade tem.

A saber, 107 dessas badaladas são feitas antes da virada, e a última, de número 108, ocorre já no novo ano que chega.

Continua depois da publicidade

8 – Queimar bonecos no Equador

No Equador, existe a tradição de queimar bonecos com representações de figuras famosas como políticos e estrelas pop à meia-noite. Segundo o portal El Comércio, isso afasta o mau olhado.

9 – Atenção com o primeiro visitante do ano na Escócia

A primeira pessoa que pisa na sua casa no ano novo pode, segundo a tradição, ditar como será o restante.

De acordo com o Travel Earth, essa pessoa precisa chegar trazendo presentes como moedas, carvão, sal, pão, entre outros.

Continua depois da publicidade

10 – Espinhos de Carpa na Alemanha

Assim como no Brasil, o peixe também é um prato tradicional da ceia de ano novo na Alemanha. Principalmente a carpa, que vive na água doce e é comum na região.

Porém, o site Travel Earth aponta que não é só comer, também é preciso levar os espinhos na carteira para trazer prosperidade.

Leia também

As curiosas leis dos destinos de férias mais famosos pelo mundo

As 10 celebrações de Natal mais bizarras ao redor do mundo

Destaques do NSC Total