As celebrações da virada do ano no Brasil são extremamente tradicionais. Tanto que turistas do mundo inteiro vêm ao nosso país para acompanhar as queimas de fogos e as atrações culturais. Além disso, há também as famosas simpatias e as comidas típicas brasileiras que atraem milhões de pessoas para o Réveillon verde e amarelo. Porém, cada cultura tem, à sua maneira, uma forma de receber o novo ano.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
E algumas delas, como você pode imaginar, são bastante diferentes, curiosas e até engraçadas. Por isso, trouxemos nesta matéria 10 celebrações diferentes de Ano Novo pelo mundo que são bem inusitadas.
Veja celebrações inusitadas do Ano Novo pelo mundo
1 – Móveis atirados na rua na África do Sul
A África do Sul é um dos países que mais recebem turistas no continente africano por sua variedade cultural e natural. Entretanto, se você vai para lá para passar a virada, tome cuidado. Isto porque as pessoas jogam móveis velhos pela janela à meia-noite. De acordo com o jornal The South African, a tradição data do período pós-apartheid e remete à renovação do ambiente e da vida pessoal.
Continua depois da publicidade
2 – O “baldaço” de água no Uruguai
Assim como os sul-africanos, os uruguaios também jogam coisas pelas janelas. Porém, os nossos vizinhos jogam baldes de água durante o dia, refrescando os que passam pela rua no verão do país. Segundo o portal espanhol El Blog, a tradição funciona como uma forma de espantar as energias ruins que ficaram pendentes no ano interior.
3 – Mergulho em lagos congelantes no Canadá
Ao contrário do Uruguai, o Ano Novo no Canadá é no auge do inverno. Mesmo assim, tem quem encare os lagos locais na data.
De acordo com o site Holiday Calendar do Canadá o “Mergulho do Urso Polar” acontece no dia 1º de janeiro e é feito para trazer sorte ao ano que chega.
Continua depois da publicidade
4 – Bater pão nas paredes da casa na Irlanda
Uma tradição que é passada de geração em geração nas famílias irlandesas é bater pães na parede e na porta de casa. De acordo com o site da escola Twinkl, essa tradição afasta os maus espíritos.
5 – Abrir a porta dos fundos da casa no Reino Unido
As famílias inglesas, por outro lado, têm como tradição abrir a porta dos fundos da casa no dia da virada. Também segundo a Twinkl, isso serve para deixar o ano velho sair pela porta de trás.
6 – Quebrar pratos na Dinamarca
A tradição dos dinamarqueses pode assustar. Conforme o Travel Earth, a população local tem o hábito de quebrar pratos na porta de vizinhos, parentes e amigos para lhes desejar boa sorte para o ano que vem.
Continua depois da publicidade
7 – 108 badaladas de sinos no Japão
O Ano Novo no Japão é recebido com 108 badaladas dos templos budistas ao redor de todo país. Segundo as tradições da religião, isso afasta os 108 pecados que a humanidade tem.
A saber, 107 dessas badaladas são feitas antes da virada, e a última, de número 108, ocorre já no novo ano que chega.
8 – Queimar bonecos no Equador
No Equador, existe a tradição de queimar bonecos com representações de figuras famosas como políticos e estrelas pop à meia-noite. Segundo o portal El Comércio, isso afasta o mau olhado.
Continua depois da publicidade
9 – Atenção com o primeiro visitante do ano na Escócia
A primeira pessoa que pisa na sua casa no ano novo pode, segundo a tradição, ditar como será o restante.
De acordo com o Travel Earth, essa pessoa precisa chegar trazendo presentes como moedas, carvão, sal, pão, entre outros.
10 – Espinhos de Carpa na Alemanha
Assim como no Brasil, o peixe também é um prato tradicional da ceia de ano novo na Alemanha. Principalmente a carpa, que vive na água doce e é comum na região.
Continua depois da publicidade
Porém, o site Travel Earth aponta que não é só comer, também é preciso levar os espinhos na carteira para trazer prosperidade.
Leia também
As curiosas leis dos destinos de férias mais famosos pelo mundo











