As obras de dragagem do canal de acesso aos portos da Baía da Babitonga vão permitir a recuperação de duas praias em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina. Estimadas em R$ 324 milhões, as obras vão permitir que os terminais portuários de São Francisco do Sul e Itapoá recebam embarcações de maior porte. “Em troca”, o material retirado do fundo do mar será usado no alargamento da faixa de areia das praias.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Praias vão receber alargamento após obras em portos de SC
O modelo é inédito e vai contemplar as praias Figueira do Pontal e Pontal do Norte. Esta será a primeira vez que a areia removida em desassoreamento portuário no país será utilizada em recomposição de orlas. Além disso, o modelo financeiro deve ser pioneiro, uma vez que o Porto Itapoá vai bancar o custo das obras em antecipação das tarifas portuárias.
Ao todo, 12,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos serão retirados do fundo do mar, sendo que metade deve ser utilizado no alargamento das praias. Sem data para iniciar, as obras devem passar, ainda, por licitação, a ser lançada em março. O prazo de finalização é de dez meses.
Continua depois da publicidade
— Com a engorda na praia haverá mais areia e, consequentemente, mais espaço para atividades como banho de sol, esportes aquáticos, caminhadas e outras formas de lazer, o que impulsiona melhorias na infraestrutura, tornando a praia mais atrativa para moradores e visitantes — explica o prefeito de Itapoá, Jefinho Garcia (MDB).
Além do alargamento, as obras devem passar pela reconstituição das dunas frontais e plantio de restinga.
— As áreas próximas à praia tendem a valorizar, o que pode impulsionar o mercado imobiliário local. Já o aumento do fluxo de turistas gera mais demanda por serviços e produtos, como hospedagem, alimentação e comércio, impulsionando a economia local — disse Garcia.
Com população de 34.546 pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2024, Itapoá recebe mais de um milhão de pessoas entre o começo de dezembro e final de fevereiro. A cidade lidera o crescimento populacional em Santa Catarina, segundo dados do IBGE, com um aumento populacional de 247,84% em 22 anos. Ao todo, o município possui 32 quilômetros de praias.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cidade litorânea de SC cria três áreas de preservação ambiental, inclusive em ilhas