Duas das três novas unidades de conservação de Balneário Barra do Sul contemplam a proteção ambiental de ilhas. A Área de Proteção Ambiental (APA) Arquipélago dos Remédios tem abrangência em conjunto de ilhas próximo da costa. A área do Parque Natural Municipal do Linguado 2 está em ilha no canal de limite com São Francisco do Sul. A outra unidade de conservação, também criada por decreto municipal no final de dezembro passado, é o Parque Natural Municipal do Encanto. A cidade do Litoral Norte de SC tem 16,4 mil moradores.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A proteção da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica é o objetivo das unidades de conservação, conforme a prefeitura de Barra do Sul. O município alegou também que as áreas atendem a demandas da comunidade e de órgãos ambientais, além do Ministério Público Federal. A etapa agora, após os decretos, é a busca de recursos para a elaboração dos planos de manejo das áreas, segundo o secretário de Meio Ambiente, André Walengo.
Confira imagens das unidades de conservação
O arquipélago dos Remédios é formado por cinco ilhas, com o perímetro da APA em três delas (Remédios, Feia e das Araras). A unidade de conservação tem área de 4,15 km² e um perímetro de 7,22 km. A criação da APA faz parte do processo de regularização, em ação do Ministério Público Federal. A ilha conta com a Associação para Preservação da Ilha dos Remédios (Aspire), com foco na proteção e preservação.
Continua depois da publicidade
A área do Parque Natural Municipal do Linguado 2 é de 1,8 milhão de metros quadrados. As moradias tradicionais das ilhas do Linguado não ficam no perímetro do parque, conforme a Secretaria de Meio Ambiente. “As ilhas do Linguado possuem uma ocupação predominantemente preservada, sendo cobertas exclusivamente por formações de mangue e restinga. Esses ecossistemas costeiros desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade”, apontou estudo sobre a criação da unidade de conservação.
Já o Parque Municipal do Encanto foi previsto em acordo da prefeitura com o Ministério Público Federal em ação judicial de regularização de loteamentos. O processo iniciou em 2002. A área tem 450 mil metros quadrados. O imóvel municipal já conta com trilhas. Além da preservação, o parque será usado em educação ambiental, pesquisas e turismo.
Rodovia de SC recebe camada de 22 cm de concreto; execução chega a 85%
Quais os planos para o prédio mapeado para novo teatro em Joinville
Fechamento de canal em ilha de SC chega aos 90 anos ainda sem definição sobre futuro
Projeto quer liberar prédios mais altos em regiões de Joinville; confira mapa
Quantos vagões e caminhões chegam por dia no Porto de São Francisco do Sul
Câmara de Joinville vai criar comissão para apurar atendimento de pessoas em situação de rua
O que vem na PPP da iluminação pública de Joinville após leilão