Os estudos em andamento para a construção do novo teatro municipal em Joinville propõem a restauração completa de fachada, com construção de edificação para o novo uso. A prefeitura de Joinville vinha analisando a possibilidade do novo espaço há meses. Na semana passada, após receber sinalização de participação do governo do Estado no projeto, a prefeitura confirmou interesse na compra do imóvel para a instalação de teatro.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A proposta é de teatro com 1,2 mil lugares, com 250 vagas para estacionamento – que poderá ser oferecido em outros locais. A definição de espaços para veículos será proporcionalmente maior ao disponível no Centreventos Cau Hansen, onde são 300 vagas de estacionamento para 4,5 mil pessoas. A próxima etapa, ainda sem data definida, será a contratação do projeto executivo.

Confira imagens

O imóvel foi sede do primeiro teatro de Joinville, o Nicodemus, inaugurado em 1917. A transformação em cinema ocorreu na década de 1940. O antigo Cine Palácio foi tombado pelo patrimônio histórico municipal em 2003. Há quase duas décadas, decisão judicial em ação do Ministério Público de Santa Catarina determinou a restauração do imóvel pelos proprietários. A sentença está em fase de execução. O prédio não tem nenhuma utilização desde 2023, quando foi desocupado por igreja que alugava o espaço desde os anos 90.

Continua depois da publicidade

Fechamento de canal em ilha de SC chega aos 90 anos ainda sem definição sobre futuro

Projeto quer liberar prédios mais altos em regiões de Joinville; confira mapa

Quantos vagões e caminhões chegam por dia no Porto de São Francisco do Sul

Câmara de Joinville vai criar comissão para apurar atendimento de pessoas em situação de rua

O que vem na PPP da iluminação pública de Joinville após leilão

Joinville tem plano para rua coberta “temporária”

Qual seria a função do viaduto “mesa de sinuca” em rodovia de SC; obra parou há mais de década