A Câmara de Joinville vai analisar proposta para permitir prédios mais altos em determinadas regiões da cidade, principalmente nas zonas Sul e Oeste (confira mapa abaixo). A sugestão contempla bairros que têm limites mais reduzidos de gabaritos. O projeto foi apresentado por um grupo de vereadores nesta semana. Como se trata de matéria urbanística, deverá ser submetida ao Conselho da Cidade antes da votação em plenário, além de passar por audiência pública. O projeto partiu do vereador Lucas Souza, com assinatura também de Tânia Larson, Pastor Ascendino Batista, Kiko da Luz, Adilson Girardi e Pelé.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
“A longo prazo, o aumento do gabarito permitirá o uso mais eficiente do espaço urbano, reduzindo a necessidade de expansão para áreas periféricas e preservando o meio ambiente”, alegaram os autores na justificativa do projeto, citando ainda que a construção de prédios mais altos “tende a valorizar” as propriedades do entorno.
As áreas da mudança

O projeto propõe a alteração nos setores de adensamento 03 e 04, que abrangem a maior parte da área urbana de Joinville, mas fora da região mais central. Pela proposta, o gabarito do setor 03 passa de 15 para 30 metros. No outro setor, sobe de nove para 25 metros. Nas faixas viárias de cada de um desses setores, a altura máxima dos prédios passa de 20 para 30 metros (03) e de 9 para 25 metros, caso o projeto seja aprovado.
Os autores defendem a proposta também como incentivo a uma cidade “policêntrica”, modelo no qual comércios e serviços estão mais perto das moradias. “A zona Sul pulsa por desenvolvimento e (o limite de) prédios de apenas quatro andares não combina mais com o momento que a zona Sul vive”, afirmou o vereador Lucas na sessão de terça, ao defender a ampliação do gabarito.
Continua depois da publicidade
Quantos vagões e caminhões chegam por dia no Porto de São Francisco do Sul
Câmara de Joinville vai criar comissão para apurar atendimento de pessoas em situação de rua
O que vem na PPP da iluminação pública de Joinville após leilão
Joinville tem plano para rua coberta “temporária”
Qual seria a função do viaduto “mesa de sinuca” em rodovia de SC; obra parou há mais de década
Por que Defensoria Pública contesta reajuste da tarifa da coleta do lixo em Joinville
Cidade de SC busca ajuda federal para construir ponte de quase 500 metros para desafogar rodovia