As praias de São Francisco do Sul, a cidade mais antiga de Santa Catarina, recebem milhares de turistas nesta época do ano, ao longo do verão. Perto de uma delas, de Ubatuba, está localizada uma das unidades mais importantes da Petrobras no Brasil, o Terminal de São Francisco (Tefran), operado pela Petrobras Transportes (Transpetro).
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A estrutura com tanques está localizada a menos de um quilômetro da praia e faz parte de um complexo com dutos que leva o petróleo desde o pré-sal no oceano até a refinaria de Araucária, onde vira combustível, gasolina.
Veja fotos da estrutura da unidade
A operação da unidade começa com a captação do petróleo em alto mar, principalmente nas bacias do pré-sal. Isso é feito por meganavios do tipo Suezmax, embarcações com capacidade de até 1 milhão de barris.
Esses navios navegam até a costa para se conectarem à monoboia, dispositivo instalado a uma distância de oito quilômetros das praias Grande e Prainha. É na monoboia que os navios descarregam o petróleo, conduzido a partir dessa estrutura por um oleoduto de 11,5 quilômetros até o Tefran de Ubatauba, onde é estocado em tanques de armazenamento.
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A partir do Tefran a “mágica acontece”. O terminal é conectado à Refinaria Presidente Getúlio Vargas por um oleoduto, uma tubulação enterrada, que tem 117 quilômetros de extensão. Assim, o petróleo armazenado em São Francisco do Sul chega até Araucária, sede da refinaria, no Paraná. Além da grande extensão, o óleo bombeado é “elevado” pelos dutos, visto que passa pela Serra do Mar, vencendo uma altitude de até 970 metros.
Na refinaria, o petróleo é transformado em derivados, tendo a gasolina como um dos mais importantes. A unidade de Araucária é responsável por aproximadamente 12% da produção nacional de derivados de petróleo. Seus produtos atendem principalmente os mercados do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Em 2024, o Tefran, em São Francisco do Sul, movimentou 11.358.000 m³ de petróleo, o equivalente a 71 milhões de barris. Para se ter uma ideia do volume, se considerarmos que um caminhão tem capacidade média de transportar 40 m³, o modal dutoviário evitou a circulação de cerca de 283 mil caminhões no ano. Somente no trecho entre São Francisco do Sul (SC) e Araucária (PR), seriam 778 caminhões a menos circulando por dia.
Segundo Thobias Possebon, gerente dos terminais aquaviários da Transpetro de Paraná e Santa Catarina, o Tefran é um ativo estratégico para o abastecimento energético do país.
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— Nossa infraestrutura e equipe altamente qualificada asseguram a continuidade e excelência das operações, garantindo um transporte eficiente e seguro dos produtos que são levados pelos nossos dutos — ressalta Thobias.
A estrutura da Petrobras em São Francisco do Sul
O Tefran tem seis tanques de armazenagem, com capacidade total de quase 467 mil metros cúbicos, além de uma monoboia, estrutura utilizada para atracação que permite a transferência de carga dos navios para o terminal.
A monoboia é ancorada no fundo do mar por correntes especiais e conectadas por tubos flexíveis a um conjunto de válvulas ligadas ao terminal por dutos submarinos. A área da monoboia tem 18 metros de calado (profundidade abaixo da linha d’água) e capacidade para receber navios de até 200 mil toneladas de porte bruto.
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