Imbituba é uma das cidades mais movimentadas de Santa Catarina durante o verão. Situada no Litoral Sul do Estado, atrai visitantes por conta de suas praias que chamam a atenção pela preservação da natureza e os diversos pontos turísticos. Em meio aos moradores e turistas que circulam pelo local, algo muito comum de se observar é a grande quantidade de argentinos.
Continua depois da publicidade
Segundo a secretaria de turismo de Imbituba, aproximadamente 1,5 mil “hermanos” vivem na cidade, correspondendo a quase 3% dos 56 mil habitantes locais. A maior concentração de gringos está na Praia do Rosa, queridinha dos turistas, além da Praia de Ibiraquera.
Além dos argentinos, é muito comum ver pessoas naturais de outros países visitando ou morando no local. Jackson José, secretário de Turismo municipal, aponta alguns fatores que podem explicar essa globalização do município e, em especial, das praias isoladas.
— Os nossos grandes atrativos são a estrutura hoteleira com um perfil que eles gostam, com uma área de preservação, qualidade de água e belezas naturais. Esses são os principais atrativos que trazem os argentinos, além de uruguaios e chilenos, que vem em busca de estrutura, mas também de áreas de natureza — diz Jackson.
Aumento dos “hermanos” na alta temporada
Durante o verão a presença dos estrangeiros aumenta significativamente. Os meses mais movimentados são dezembro, janeiro, fevereiro e março. No entanto, neste ano, os turistas permaneceram um pouco mais, até o mês de abril, devido ao momento em que iniciam as aulas na Argentina, aliando ao calor registrado em algumas semanas.
Continua depois da publicidade
— E com esse fator do dólar, com o nosso dinheiro um pouco desvalorizado, temos recebido bastante visitas também fora da alta temporada. Apesar de não se comparar ao verão, com os baixos custos baixos, ainda vemos muitos casais nessas épocas do ano — completa o secretário.
Os atrativos da Praia do Rosa
Com apenas 2 quilômetros de extensão e cerca de 5 mil habitantes, o lugar recebe de 15 a 20 mil pessoas diariamente no verão. Conforme a secretaria de Turismo do município, nesta temporada a estimativa é de que até 1,8 milhão de visitantes passem pela região. Para suportar esse fluxo intenso, existem aproximadamente 600 meios de hospedagens.
A Praia do Rosa é cercada de morros, lagoas e mata nativa, ficando distante da área central da cidade. Para algumas pessoas esse pode ser um ponto negativo por conta do difícil acesso e deslocamento, já para outros, um ponto positivo por ser algo diferente dos demais balneários. O local chegou a ser listado no Clube das Mais Lindas Baías do Mundo, realizado por franceses. A lista reuniu representantes de 30 países.
Entre os pontos de visitação estão trilhas, lagoas, mar, mirantes, além da vida marinha rica, pois Imbituba faz parte da Rota da Baleia Franca.
Continua depois da publicidade
Confira os principais lugares
- Piscina Natural Rosa Norte;
- Trilha Praia Vermelha;
- Trilha Caminho do Rei, que liga Rosa Sul a Praia do Luz;
- Lagoa do Meio;
- Lagoa de Ibiraquera;
- Centrinho do Rosa;
- Engenho do Mar;
- Mirante do Rosa.
A Praia do Rosa também é famosa por ser um local para a prática de surf e kitesurf. Além disso, a gastronomia conta com diversos restaurantes e opções de hospedagem, como hotéis, pousadas e hostels. Como possíveis destinos, estão também praias e bairros vizinhos em Imbituba.
Veja fotos da Praia do Rosa
Leia mais
Serra da Rocinha terá horário de abertura do trânsito ampliado durante o feriadão em SC
“Viagem no tempo” em fotos mostra evolução da terceira cidade mais antiga de SC




