Quando dizem que o amor e a razão não andam juntos estão falando uma grande verdade, principalmente para quem quer saber se está ou não apaixonado. Ter a certeza de que está gostando de alguém não é um momento mágico como nos filmes e novelas.

Continua depois da publicidade

Acontece de forma muito mais espontânea do que imaginamos e, geralmente, não são momentos únicos. Segundo especialistas, trata-se de um sentimento que progride lentamente e tem muito mais a ver com um tipo de conexão crescente do que com intensidade ou perder o fôlego ao ver a pessoa.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Já ouvimos muitas histórias de amor à primeira vista e elas realmente existem. Na maioria dos casos não é assim que acontece. Você sabe que está apaixonado quando começa a perceber que determinada pessoa virou alguém essencial em sua vida.

Continua depois da publicidade

Isso pode acontecer com um colega de trabalho, com uma amiga de confiança, ou seja, com alguém que começa a fazer parte do seu dia a dia. O momento em que você começa a ter a certeza que está apaixonado pode ser confuso, frustrante ou até mesmo desesperador, mesmo assim, faz parte de escolhas que vamos fazendo ao longo do tempo.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Sinais de que você está se apaixonando

*Fotos: Banco de Imagens

O amor acontece no cérebro e são várias as pesquisas que já mostraram isso. Segundo a Harvard Gazette, o amor, ou a paixão, aumenta os níveis de cortisol e ativa a dopamina. Isso pode deixar a pessoa estressada e animada ao mesmo tempo.

Além disso, ainda segundo a Harvard Gazette, o amor e a paixão são capazes de diminuir o nível de serotonina, isso é capaz de fazer você ter aquelas paixões obsessivas ou amores urgentes. Para além dos efeitos fisiológicos, a sabedoria popular e a psicologia identificam outros sinais de que você está apaixonado.

Continua depois da publicidade

Não conseguir parar de pensar na pessoa: você vê algo e lembra da pessoa, quer mostrar coisas bonitas para essa pessoa, lembra dela ao comer algo delicioso ou ver algo bonito. Quer planejar viagens, e passar o máximo de tempo possível perto dela.

Vocês se conhecem melhor do que ninguém: é muito comum que tenhamos relações familiares ou de amizade em que um sabe tudo sobre o outro, no entanto, essas relações não possuem desejo, nem mesmo paixão. Quando você consegue saber tudo de uma pessoa, e ainda por cima, tem desejos sobre ela, provavelmente, você está apaixonada ou apaixonado.

Ser quem você é: quando você está se apaixonando perde qualquer tipo de barreia com a pessoa. Você se sente à vontade para ser quem é, falar o que pensa. Não precisa mais provar seu valor, e trata-se de uma relação que não exige esforço.

Continua depois da publicidade

Planos para um futuro próximo: você pensa em uma viagem com essa pessoa? Quer conhecer aquele restaurante novo na cidade com a companhia da pessoa? Quando o filme que você tanto espera estrear no cinema, você quer essa pessoa ao seu lado e dividindo uma pipoca? Você está se apaixonando!

Síndrome de Jack do Titanic: você acorda feliz, dorme tranquilamente e tem vontade de subir na proa de um navio e gritar que é o mundo é seu? Você se sente mais brilhante, como se estivesse flanando pelo mundo, com vontade de ser gentil como todos ao redor? Talvez, você esteja muito apaixonado.

Segundo April Eldemire, psicoterapeuta especializada em questões conjugais e de casais, o amor é uma escolha diária. Não é um sentimento passivo ou algo que acontece com você. Trata-se de acordar todos os dias e escolher se importar com essa pessoa, investir nela, priorizá-la mesmo quando a vida fica corrida. 

Continua depois da publicidade

Leia também

3 comportamentos sutis que podem estar acabando com o seu casamento 

Pessoas inteligentes costumam ter esses 5 comportamentos

Agamia, sologamia e hipergamia: Entenda as novas formas de relacionamento