Fechado desde janeiro de 2024 por conta de reformas, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) irá reencontrar o público neste sábado (15). A reabertura acontece em uma sessão gratuita de As Canções que Você Dançou pra Mim, da Focus Cia. de Dança, do Rio de Janeiro, inspirado na obra musical de Roberto Carlos. Os ingressos podem ser retirados pela internet.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A reforma custou aproximadamente R$ 5 milhões, provenientes do Governo do Estado. A intervenção incluiu a substituição das poltronas, a troca da vestimenta cênica (cortinas, passadeiras e carpete), a recuperação do pavimento de madeira e o reparo de vitrais, lustres e outros objetos antigos. Também foram feitas melhorias elétricas, instalação de painéis de LED e modernização dos sistemas de som, de iluminação e de climatização.

— As mudanças foram para trazer o TAC de novo para dentro do padrão original. As vestimentas cênicas, as cadeiras voltaram para o padrão original. Na verdade, acho que não teve um cantinho do TAC que não passou por uma mão carinhosa para que ele pudesse virar um espetáculo de novo — diz a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin.

Inaugurado em 7 de setembro de 1875 com o nome Teatro Santa Isabel, o TAC é considerado um dos teatros mais antigos em funcionamento do Brasil. Em 1894, o palco foi renomeado em homenagem a Álvaro de Carvalho, tenente e comandante da Marinha Brasileira considerado o primeiro dramaturgo catarinense.

Continua depois da publicidade

Ao longo da história, o TAC passou por outras reformas de ampliação e modernização. A intervenção de agora, segundo a FCC, é a maior já feita no teatro, que completa 150 anos em 2025. O espaço contará agora com 441 cadeiras para receber os espectadores de peças, musicais e espetáculos de dança.

Veja fotos do teatro reformado

Programação de reabertura

O Teatro terá uma programação especial de reabertura. A partir de 16 de março até o fim do mês, a agenda inclui grupos que tradicionalmente se apresentam no TAC, além de apresentações da Maratona Cultural. Alguns espetáculos serão gratuitos, outros terão ingressos a preços populares.

  • 15/3 – 19h: As Canções que Você Dançou pra Mim – Focus Cia. de Dança (RJ). Ingressos: no dia 14/3 o evento é restrito a convidados. O site para retirada dos ingressos para dia 15/3 é o DiskIngressos.
  • 16/3 – 20h: As 8 Estações – Camerata Florianópolis. Ingressos disponíveis via Blueticket, a preços populares, no dia 13 de março, a partir das 14h.
  • 18/3 – 20h: Florbela Espanca – Grupo Dromedário Loquaz. Ingressos via Sympla
  • 19/3 – 20h: A Cantora Careca – Grupo Armação. Ingressos via Sympla
  • 21/3 – 20h30MIN: Concerto em Ri Maior – Cia dos Palhaços (PR) – Maratona Cultural de Florianópolis. Ingressos: o acesso ao espetáculo será por meio da distribuição de senhas uma hora antes do horário de início, sendo um ingresso por pessoa. 
  • 22/3 – 20h: Canção Para a Mulher que se Puxa pelos Cabelos – Dionisos Teatro (Joinville, SC) – Maratona Cultural de Florianópolis. Ingressos: o acesso ao espetáculo será por meio da distribuição de senhas uma hora antes do horário de início, sendo um ingresso por pessoa. 
  • 23/3 – 19h: Bar Teatro Avenida – PrimoAtto (Balneário Camboriú, SC) – Maratona Cultural de Florianópolis 2025. Ingressos: o acesso ao espetáculo será por meio da distribuição de senhas uma hora antes do horário de início, sendo um ingresso por pessoa. 
  • 25/3 – 20h:  Metamorfoses I – Formação de Cordas da Orquestra Filarmônica Catarinense e Pablo Rossi. Ingressos via Sympla
  • 26/3 – 20h: Nação Cigana – Espetáculo de Dança Cigana – Estúdio Silvia Brâgagnollo. Ingressos via Sympla
  • 27/3 – 20h: Mulheres no Mundo da Música – Orquestra Cordas da Ilha. Ingressos via Sympla
  • 28/3 – 20h: Era isso que Afligia o Coração – Carol Ferrari. Ingressos via Sympla
  • 29/3 – 15h e 18h: João e o Pé de Feijão – Grupo Independente – Valdir Dutra. Ingressos via Blueticket
  • 30/3 – 19h: Turnê Gustavo Bardim & Duo Viocello. Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos via Sympla

Continua depois da publicidade

Leia também

Após dois anos fechado, Masc reabre com exposição sobre Catarina de Alexandria