O leilão que vai escolher uma empresa responsável pela organização das arenas de Carnaval de rua em Florianópolis nos próximos três anos teve uma reviravolta após a entrega das propostas das empresas inscritas. Vencedora com a melhor proposta, um lance de R$ 521 mil pelo direito de explorar os espaços da folia na capital catarinense até 2027, a empresa Ivanna Tolotti Produções Artísticas Ltda. foi desclassificada da disputa nesta quarta-feira (12), um dia depois da abertura das propostas e classificação final do leilão.
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Em um parecer técnico publicado nesta quarta, a Secretaria de Turismo de Florianópolis afirmou que “os atestados de capacidade técnica da empresa ganhadora não demonstram suficientemente a expertise necessária para realizar eventos de grande porte como carnaval de rua da capital de Santa Catarina”.
No documento, o município pontua que os atestados apresentados pela empresa vencedora seriam de eventos pequenos, fechados e para capacidade de até 900 pessoas.
Um dos eventos citados no documento é um show nacional do cantor Alceu Valença, em que a empresa vencedora Ivanna Tolotti Produções Artísticas teria feito a produção com sonorização, iluminação, painéis de led, telões, venda de ingressos, recepção do público, segurança e limpeza. Para a prefeitura, o comprovante não estaria à altura de “um evento com a logística de vários lugares e arenas” como o Carnaval de rua de Florianópolis. Por conta disso, o parecer emitido pela secretaria foi desfavorável à contratação da empresa.
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A Secretaria de Turismo de Florianópolis confirmou em nota enviada pela assessoria que a prefeitura avaliou que a primeira colocada “não teria condições técnicas de entregar o Carnaval conforme definido em edital”. Por conta disso, o município estaria analisando os documentos da segunda colocada, a LZA Eventos Ltda. Segundo a prefeitura, a medida não resultaria em mudança de prazos relacionados à entrega do evento.
Veja as 12 arenas de Carnaval previstas em Florianópolis
Segunda colocada foi considerada apta
Embora a segunda colocada ainda não tenha sido declarada vencedora, a empresa já recebeu parecer técnico favorável da Secretaria de Turismo. Em documento também publicado nesta quarta, o município teve entendimento diferente da análise do concorrente e considerou que a LZA tem condições técnicas de assumir o evento.
O principal embasamento está no fato de que a empresa já foi habilitada e contratada pelo próprio município de Florianópolis para a realização de eventos nas praias da Capital durante a temporada de verão. Segundo o parecer, isso constataria “a sua capacidade de implementar eventos em vários lugares”.
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Além dos eventos de praia em Florianópolis, a prefeitura citou a experiência da LZA Eventos na organização da Festa da Uva, de Caxias do Sul (RS). O evento é descrito pelo município como “festa em local aberto, com diversos pavilhões, palcos, com muitos shows nacionais, como Anitta, e capacidade para mais de 600 mil pessoas”.
Por conta disso, a prefeitura entendeu que a empresa possui capacidade técnica para assumir os eventos de organização das 12 arenas de Carnaval de rua previstas para Florianópolis entre 2025 e 2027.
A LZA Eventos ofereceu proposta de R$ 520 mil pela outorga onerosa (valor que dá direito de utilização do espaço mediante as tarefas de organização do evento). O valor é apenas R$ 1 mil a menos do que a oferta da concorrente, que havia sido vencedora do leilão.
A prefeitura não informou qual o prazo de recurso da empresa desclassificada e também não deu detalhes de como será a organização do Carnaval de rua caso o leilão para a contratação da produtora não seja finalizado a tempo. O Carnaval deste ano ocorre daqui a pouco mais de duas semanas.
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A empresa contratada pelo leilão assumirá as tarefas de produção, operação e logística da festa nas 12 arenas (veja todos os locais na galeria acima), além da segurança em Santo Antônio de Lisboa. Neste primeiro ano, o investimento estimado para a produtora contratada é de R$ 1 milhão. Nos próximos dois anos, a vencedora vai incorporar outras tarefas na organização das festas nas arenas, o que deve levar o investimento para mais de R$ 3 milhões em 2027.
A reportagem tentou contato com a empresa Ivanna Tolotti Produções Artísticas, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. Caso ocorra, o texto será atualizado.
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