A licitação para definir a empresa que vai organizar o Carnaval de Rua em Florianópolis nos próximos três anos teve definição nesta terça-feira (11). A empresa Ivanna Tolotti Produções Artísticas Ltda. foi a primeira colocada na disputa, com uma oferta de outorga de R$ 521 mil. O valor é 160% maior do que o valor mínimo exigido pelo município, de R$ 200 mil. A disputa ainda terá prazo para avaliação dos documentos da empresa com a maior oferta e de eventuais recursos de outros interessados.
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Caso seja confirmada como a vencedora da disputa, a empresa será responsável pela organização do Carnaval de Rua de Florianópolis em 2025, 2026 e 2027. No total, serão 12 arenas construídas para descentralizar as atrações da folia na capital catarinense. As atribuições da permissionária vão aumentar ao longo dos três anos.
O que caberá à empresa e à prefeitura
Na festa deste ano, a prefeitura vai arcar com despesas de segurança nas arenas, com exceção da festa em Santo Antônio de Lisboa, e com a infraestrutura física com tendas, palcos, gradis, fechamento metálico da Praça XV e de prédios históricos, banheiros químicos, ambulâncias, som e iluminação.
A empresa responsável assumirá as tarefas de produção, operação e logística da festa nas 12 arenas (veja todos os locais na galeria abaixo), além da segurança em Santo Antônio de Lisboa. Neste primeiro ano, o investimento estimado para a produtora contratada é de R$ 1 milhão.
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Em 2026, a empresa vencedora do leilão assumirá além dos serviços já previstos para este ano as despesas com infraestrutura física (tendas, grades, palco, banheiros químicos). Nesse ano, o investimento previsto é de R$ 2,6 milhões.
Em 2027, caberá à empresa também a segurança de todas as 12 arenas, além dos serviços de produção, operação, logística e infraestrutura física — apenas ambulâncias, ambulatório, som e iluminação serão custeados pelo município. No último ano do contrato, o investimento estimado da empresa é de R$ 3,1 milhões.
Veja as 12 arenas de Carnaval previstas em Florianópolis
Contrato prevê patrocínio nas arenas
A empresa selecionada no edital poderá firmar até três contratos de patrocínio para exibição de marcas nas arenas de Carnaval de Florianópolis, incluindo cotas que permitam dar nome às arenas. Caso firme mais de três contratos, a produtora contratada deverá repassar percentuais de 10% a 15% para os cofres da prefeitura.
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Na justificativa da contratação, a prefeitura alegou que a medida é necessária para “assegurar a realização eficiente, segura e de alta qualidade deste evento, que é uma das maiores manifestações culturais e econômicas de Florianópolis”. Um estudo do município apontou que mais de 1,5 milhão de foliões participaram das festas de Carnaval em 2024, gerando ocupação hoteleira de 85% no Centro e de 90% em outras regiões.
O recebimento das propostas estava previsto para o dia 21 de janeiro, mas foi adiado após um erro no número de ambulâncias exigido em uma das arenas do Carnaval de Florianópolis. Apesar do tempo curto, a prefeitura se reuniu com associações que participam das festas nos bairros para explicar como será a preparação até a festa.
Nesta terça, duas empresas se revezaram em lances partindo do valor inicial estipulado pela prefeitura até chegar à oferta classificada em primeiro lugar, de R$ 521 mil. A empresa que teve a maior oferta é da Grande Florianópolis e já atuou em organizações de eventos culturais na região como o Tum Festival.
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