Uma foto que estava na casa de José Gieteski, idoso de 83 anos que morreu durante um tornado em Rio Bonito do Iguaçu (PR), foi encontrada a cerca de 220 km de distância, na área rural de São Mateus do Sul, município que faz divisa com Santa Catarina. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
A imagem e a história
A imagem mostra o casamento do filho da vítima, Antônio Gieteski, e fazia parte de um álbum guardado na casa da família. A residência de madeira foi completamente destruída pelo tornado que atingiu a região central do Paraná no dia 7 de novembro e deixou sete mortos.
São Mateus do Sul fica no Sul do Paraná e faz divisa com Canoinhas e Três Barras (SC) pela ponte sobre o Rio Negro.
Como a foto foi parar tão longe?
O tornado destruiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu e registrou ventos de até 418 km/h.
Segundo Antônio, um sofá chegou a voar 300 metros e pedaços de casas da zona urbana foram parar no terreno da família, a 8 km de distância.
— O pai estava com a mãe em casa, como de costume. De repente veio o tornado e, em questão de um minuto, um minuto e 20 segundos, foi como se caísse uma bomba na casa deles. A casa dele foi arremessada uns 30 metros de distância, era uma casa de madeira — relatou, ao g1.
Continua depois da publicidade
Como a foto foi encontrada?
Segundo Antônio Gieteski, os donos da propriedade em São Mateus do Sul publicaram nas redes sociais a foto para tentar descobrir de quem era.
— Um pessoal entrou em contato conosco pelas redes sociais, contando que encontraram essa foto em uma lavoura na localidade do Lageado, lá em São Mateus do Sul. Mesmo com a chuva, ela ficou intacta, e eles falaram que vão nos enviar de volta, o que é muito legal, pois perdemos muitos pertences pessoais, além dos bens — explica.
Tornado deixou um rastro de destruição
O fenômeno, associado a um ciclone que também atingiu Santa Catarina, devastou Rio Bonito do Iguaçu, cidade com cerca de 14 mil habitantes. Segundo a Defesa Civil, quase 1,5 mil casas foram danificadas, afetando mais de 11 mil pessoas. Cerca de 1,1 mil moradores ficaram desabrigados ou desalojados.
As tempestades deixaram sete mortos (seis em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava) e 835 feridos em todo o estado. Três tornados atingiram 11 cidades no dia 7 de novembro, sendo o de Rio Bonito classificado como F4, com ventos de até 418 km/h, segundo o Simepar.
Continua depois da publicidade













