O segmento de branded residences — empreendimentos residenciais assinados por marcas de luxo — segue em alta no mundo e ganha força no Brasil. De acordo com relatório da Colliers, o número de projetos desse tipo aumentou 160% na última década, enquanto estudos da consultoria Savills indicam que essas moradias podem alcançar valorização até 25% acima da média dos empreendimentos de luxo tradicionais.

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No país, a trajetória do corretor Raffa Machado, 39 anos, ilustra o potencial desse mercado. Em cinco anos, ele vendeu mais de R$ 85 milhões em unidades de empreendimentos assinados e se tornou especialista no segmento. A virada começou na cidade onde mora, no Litoral Norte catarinense, em 2020, quando iniciou a carreira como corretor e rapidamente se destacou nas vendas do Artefacto Towers by CK, na Praia Brava, em Itajaí, primeiro edifício residencial assinado pela marca de mobiliário de luxo Artefacto em parceria com a construtora catarinense CK.

— Me aprofundei no produto, percebi a qualidade do projeto e da construtora envolvida, e comecei a entender que ele podia mudar a minha vida — relembra Raffa.

A aposta deu certo: entre 2020 e 2025, ele vendeu mais de R$ 40 milhões em unidades apenas nesse empreendimento, incluindo coberturas. O desempenho abriu portas para novos negócios. Atualmente, Raffa atua em seis empreendimentos assinados pela Artefacto em cidades como Curitiba (PR), Costa dos Milagres (AL) e São Paulo (SP). Com a experiência acumulada, ele estruturou uma consultoria especializada em branded residences e passou a treinar equipes comerciais para esse tipo de produto.

Para Raffa, o movimento brasileiro acompanha mercados mais maduros, como o americano, onde o modelo já é consolidado. A avaliação do corretor é que esse setor seguirá em alta, impulsionado por um perfil de cliente que quer manter vínculo com a marca e “acordar dentro” da experiência que já conhece e valoriza.

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