Após 27 anos, o Galegão volta a fazer parte da Oktoberfest Blumenau nesta 40ª edição da festa. A programação no “novo” setor será na noite desta quinta-feira (9). Agora, o ginásio Sebastião Cruz, símbolo esportivo e cultural da cidade, vira palco da tradição germânica.
Continua depois da publicidade
A quadra ganhou um tablado de madeira e vai ganhar 79 mesas, para compor um mezanino e um deck que mistura rusticidade e sofisticação. A proposta é remeter o público para a experiência vivida na Oktoberfest de Munique, a maior do mundo.
Não à toa, no Galegão o chope será servido em copos de vidro ao invés de descartáveis. Os pratos serão de porcelana e o cardápio esbanja exclusividade.
O espaço estará aberto diariamente até a meia-noite, exceto aos domingos quando fecha às 18h. Nos dias de semana, as portas abrem a partir das 18h e, aos sábados e domingos, a partir das 11h.
A conexão com o parque, por uma passarela sobre a Rua Humberto de Campos, é mais do que logística. É a conexão de duas eras da festa: a Oktober contemporânea e a do tempo em que o Galegão abrigava multidões dançando ao som de bandas alemãs nos anos 1980 e 1990.
Continua depois da publicidade
Agora, ele volta como um refúgio para quem busca o “velho espírito” da festa.
Entre os destaques gastronômicos, o Páprika Schnitzel & Pommes Frites, lombo suíno empanado com molho de páprica, batatas fritas e molho de frutas vermelhas, e o Spätzle Mit Pilzen, massa alemã com molho de cogumelos. Tudo acompanhado da cerveja Spaten, servida em copos de 500 ml ou um litro.
O som da nostalgia também está garantido. A alemã Die Kirchdorfer, banda emblemática da Oktoberfest, será a atração de estreia do espaço na noite desta quinta-feira (9). Eles também tocam todos os dias até o domingo (12), garantindo aquele clima de baile germânico raiz.
Confira como foi o preparo do Galegão
Concurso
O Galegão será palco exclusivo do festival de danças germânica, realizado em parceria inédita com o Festival de Dança de Joinville. Nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22, a partir das 18h, o ginásio receberá apresentações nas categorias adulto, sênior, Duo de Valsas, Rheinländer e Schuhplattler, com entrada gratuita. Premiações em dinheiro, troféus e vagas no Festival de Joinville reforçam a aposta na valorização cultural.
Continua depois da publicidade
E para os nostálgicos de verdade, o entorno do ginásio guarda outro retorno simbólico: o parque de diversões no estacionamento. O espaço, que nos anos 1980 e 1990 era parada obrigatória entre uma caneca e outra, volta com brinquedos clássicos como o Tobogã, a Roda-Gigante Retrô, o Crazy Dance e o Sky Flyer. Ao lado, continuam as atrações da Rua Alberto Stein, como a roda-gigante City Eye, o Chapéu Mexicano, o Booster, o Bate-Bate e o Saltamonte.
A Oktoberfest Blumenau é a maior festa alemã das Américas e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Oktoberfest de Munique. Desde a primeira edição, em 1984, o evento tem atraído turistas de todas as partes do mundo, oferecendo uma experiência única com música, gastronomia típica e, claro, o famoso chope. Neste ano, a festa vai celebrar a 40ª edição, que ocorre de 8 a 26 de outubro.
Leia também
Segundo dia de Oktoberfest Blumenau 2025 tem três atrações internacionais e de graça






