A maior festa alemã das Américas está se unindo ao maior festival de dança do mundo. A 40ª edição da Oktoberfest Blumenau será palco de um festival de danças germânicas, fruto de uma parceria com o internacionalmente conhecido Festival de Dança de Joinville. Esta foi a maior novidade anunciada em um evento na noite desta segunda-feira (30) que marcou a contagem regressiva para os 100 dias da abertura dos pavilhões na Vila Germânica.

Continua depois da publicidade

Procurado pela organização da Oktoberfest Blumenau, o festival topou emprestar parte da expertise para ajudar a promover espetáculos a parte, que irão acontecer em um palco no Galegão – o retorno do ginásio à programação é outra novidade da edição de 2025. O presidente do Instituto Festival de Dança, Eli Diniz, diz que esta parceria é inédita, sendo a primeira com um evento que não seja exclusivamente ligado à dança.

— São duas instituições fortes em Santa Catarina, próximas geograficamente, que estão se juntando — diz ele.

Fotos mostram como será o pavilhão que funcionará no Galegão

O plano é que vários grupos se reúnam em danças coletivas e disputem em pelo menos quatro categorias – adulto, sênior, Platz e Schuhplattler. As apresentações devem ocorrer, inicialmente, em três dias, uma segunda, uma terça e uma quarta-feiras. O festival funcionará, na prática, como mais um chamariz de público em dias em que o movimento da Oktoberfest costuma ser menor.

Continua depois da publicidade

Detalhes do regulamento e composição do corpo de jurados ainda estão sendo definidos. O festival fará parte da programação normal da Oktoberfest e não terá cobrança de ingresso a parte, diz o diretor-geral da Vila Germânica, Guilherme Guenther. Além disso, a competição não anula a presença de tradicionais grupos folclóricos que costumam se apresentar durante o evento.

Os vencedores devem ganhar um espaço para se apresentar no Festival de Dança de Joinville.

Leia também

Qual a empresa chinesa disposta a fazer investimento milionário que Blumenau tenta atrair

Oktoberfest Blumenau terá nova cenografia na histórica 40ª edição; veja imagens

Dona da Hering reformula conselho e sócios selam a paz após rumores de “divórcio”

Sem alarde, empresário Henrique Loyola deixa presidência de tradicional fiação de SC após 53 anos