O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari (PL), aproveitou a recente missão liderada pelo governador Jorginho Mello (PL) à Ásia para intensificar conversas com empresas chinesas que estariam dispostas a investir em Santa Catarina. Durante a viagem, Ferrari trabalhou para “vender” a cidade como possível destino, citando atributos como capacidade de inovação e qualidade de vida.

Continua depois da publicidade

A coluna apurou que já houve conversas com representantes da empresa Changzhou China Electric New Energy Technology Co. e Changzhou Beiante Power Machinery Co, que atua no setor de energia. A companhia fabrica cabos e componentes para veículos elétricos e é uma das principais fornecedoras da também montadora chinesa BYD, que está em expansão no Brasil.

Emissários desta empresa estiveram em Blumenau antes mesmo do embarque da comitiva. Deste primeiro encontro surgiu uma segunda agenda em Florianópolis, com apresentações a membros do governo do Estado. O grupo se reencontrou novamente em Pequim durante a missão, quando as credenciais blumenauenses foram reforçadas.

Membros da prefeitura que participaram das conversas dizem que os chineses querem montar uma linha de produção no Brasil que possa servir de base para a exportação também para os Estados Unidos, uma vez que o mercado americano está mais complicado agora com aumento de custos e barreiras tarifárias impostas pelo governo Donald Trump.

O investimento inicial em uma linha de produção poderia passar dos R$ 200 milhões. No caso de Blumenau, podem pesar a favor a infraesturutra, o ambiente de inovação e a vocação industrial. Por outro lado, joga contra a logística e a distância, em comparação a cidades vizinhas, de portos necessários ao escoamento dessa produção.

Continua depois da publicidade

Leia também

Oktoberfest Blumenau terá nova cenografia na histórica 40ª edição; veja imagens

Dona da Hering reformula conselho e sócios selam a paz após rumores de “divórcio”

Sem alarde, empresário Henrique Loyola deixa presidência de tradicional fiação de SC após 53 anos

Futura concessão da Área Azul em Blumenau terá mudança cobrada por motoristas