Além de estudar a criação de uma nova modalidade do estacionamento rotativo – Área Verde ou Área Amarela – com funcionamento diferenciado nos bairros, como a coluna antecipou na última semana, a prefeitura de Blumenau já trabalha no esboço de uma futura concessão da Área Azul à iniciativa privada. Hoje o município contrata um consórcio liderado pela empresa Rek Pay para operar o serviço.

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Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos, a nova concessão deve trazer uma mudança significativa no sistema e muito cobrada pelos usuários. A ideia é que os motoristas paguem, proporcionalmente, apenas pelo tempo que efetivamente usarem as vagas.

Hoje a cobrança é fracionada por tempo. Alguém que paga 30 minutos e usa apenas 10 na prática perde os outros 20 – mas continua pagando por meia hora. O motorista até pode usar o saldo de tempo restante em outra vaga, mas isso é pouco comum.

Esse descompasso se deve ao fato de os créditos usados na Área Azul serem muitas vezes adquiridos com antecedência, via aplicativo. No novo modelo, a ideia é que a cobrança seja justa e condizente com o tempo em que a vaga foi utilizada.

Aliás

Entre agosto de 2023, quando a nova Área Azul entrou em funcionamento, e maio deste ano foram registradas 12.610 infrações em Blumenau por estacionamento em desacordo com a regulamentação.

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