A prefeitura de Blumenau está estudando novas mudanças no sistema de Área Azul, apurou a coluna. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) identificou um gargalo a ser resolvido: a quantidade de vagas ociosas, às vezes sem um único veículo estacionado o dia inteiro. Isso se tornou um problema porque elas têm um custo de manutenção – que inclui sinalização e sensores eletrônicos.
Continua depois da publicidade
A maior parte dessas vagas fica em regiões mais afastadas do Centro, onde os motoristas conseguem driblar a cobrança estacionando em locais onde a Área Azul ainda não chegou. Para incentivar o uso, a SMTT avalia criar uma modalidade alternativa de estacionamento rotativo. Internamente, discutem-se duas opções: Área Amarela ou Área Verde. O martelo sobre a cor escolhida ainda não foi batido.
Funcionaria assim: nessas vagas mais ociosas, identificadas pela nova cor, o motorista poderia deixar o carro por, inicialmente, até três horas. Hoje o limite é de duas horas, a um preço de R$ 7,50. O que ainda não está totalmente definido é como seria a cobrança. As possibilidades incluem um valor fracionado menor ou – a opção mais provável – a liberação de uma terceira hora gratuita. Na prática, o motorista continuaria pagando até R$ 7,50 por duas horas e ganharia mais uma de “brinde”.
Atualmente o estacionamento rotativo de Blumenau tem cerca de 2,4 mil vagas. Dados da SMTT, a partir de informações repassadas pela Rek Parking, empresa responsável pela operação, indicam que, na área central da cidade, a média de ocupação é de em torno de 80%. Nas regiões mais afastadas, no caso dos bairros, não passa de 15%. Em 2024, a arrecadação com o sistema foi de aproximadamente R$ 5 milhões.
Leia também
Um destes divertidos carros será a nova atração dos desfiles da Oktoberfest Blumenau
Continua depois da publicidade
Corretora de investimentos dobra aposta na maior cidade de SC
Gigante do papel aprova aporte de R$ 38 milhões em cultivo de pínus em SC

