Balneário Camboriú deu mais um passo para entregar a gestão de um famoso ponto turístico da cidade à iniciativa privada. A prefeitura acaba de lançar uma consulta pública para a concessão da Passarela da Barra, que conecta a badalada Barra Sul com o bairro da Barra. Os interessados têm 30 dias para analisar a proposta e apresentar sugestões.

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Pelos termos de um esboço do projeto, o futuro concessionário poderá usar até 2,1 mil metros quadrados da estrutura para explorar publicidade e naming rights, além de outras atividades relacionadas à alimentação, cultura, turismo, tecnologia, lazer e até mesmo escritórios. O prazo de concessão deve ser de 30 anos, podendo ser prorrogado.

As concessões têm se tornado alternativa frequente entre grandes prefeituras catarinenses por dois motivos. O primeiro é a qualificação do uso de espaços públicos por meio de investimentos privados. O segundo é a redução de custos. A Passarela da Barra, segundo a prefeitura, gera uma despesa anual de R$ 1,5 milhão apenas com limpeza, manutenção e segurança.

Tudo isso e eventuais reformas ficarão a cargo da empresa que assumir a estrutura, que em contrapartida fica com receitas das atividades comerciais que serão implantadas no local. Além disso, o município também espera arrecadar pelo menos R$ 400 mil por ano com a outorga, um valor equivalente a um aluguel pago pelo investidor pelo direito de explorar o ativo.

A travessia na passarela, segundo a prefeitura, continuará sendo gratuita. A consulta pública serve, na prática, para colher ideias e impressões da comunidade e “aprimorar” o projeto, que ainda será alvo de audiência pública, legislação específica e licitação para a escolha do futuro concessionário.

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Fotos mostram como era Balneário Camboriú antigamente

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