De maneira discreta, o empresário Henrique Loyola deixou, em maio, o comando da tradicional Fiação São Bento, de São Bento do Sul. Um mês antes, ele já havia apresentado em assembleia o pedido de renúncia, colocando um ponto final a uma trajetória de 53 anos à frente da companhia. A despedida teve uma homenagem interna marcada pela simplicidade.
Continua depois da publicidade
Loyola assumiu o cargo no dia 28 de abril de 1972 e, desde então, liderou um “consistente projeto de modernização, expansão tecnológica e crescimento industrial, alcançando reconhecimento de padrão mundial de qualidade”, conforme registrado em ata de assembleia realizada no último dia 7 de maio. Seu substituto será o neto mais velho, Henrique de Loyola Rodrigues Alves, com mandato inicialmente válido até 2027.
Henrique Loyola, o avô, é um dos mais proeminentes industriais catarinenses. Para além dos negócios, que incluem a Fiação São Bento e a Cia Fabril Lepper, teve participação ativa na vida pública. Foi vice-prefeito de Joinville, fazendo dobradinha com Luiz Henrique da Silveira, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo no governo Pedro Ivo Campos e também senador da República.
Relembre em fotos parte da trajetória de Henrique Loyola
Na vida comunitária, presidiu a Associação Empresarial de Joinville (Acij), o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade e a Escola Técnica Tupy (atual UniSociesc), além de fundar a Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC), da qual é presidente de honra.
Entrevista: As lições e ensinamentos de Henrique Loyola
Continua depois da publicidade
Somente quando exerceu cargos eletivos Loyola se licenciou das empresas – mas sempre de olho nos negócios. Na Fiação São Bento, ele ainda tomava todas as principais decisões, embora delegasse o dia a dia a diretores de sua confiança.
Segundo pessoas próximas, ele está lúcido e, mesmo aos 92 anos, ainda lê os balancetes das companhias para se manter informado. Ativo, gosta de conversar e costuma frequentar a Lepper pelo menos duas vezes por semana.
Apesar de sair da linha de frente da Fiação São Bento, Loyola ainda não se afastou totalmente dos negócios e, atualmente, administra a JHCL, holding que controla os negócios da família.
Leia também
Futura concessão da Área Azul em Blumenau terá mudança cobrada por motoristas
Grupo que opera shopping em SC anuncia fusão que cria novo gigante do setor no Brasil
SC prepara proposta para atrair fábrica chinesa de carros elétricos
Balneário Camboriú avança em plano de concessão de ponto turístico à iniciativa privada
 
				 
                                     
                            
                            







