O governo federal anunciou nesta semana o programa Partiu IF, que vai oferecer vagas em cursos para recuperação da aprendizagem e preparação para ingresso em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio dos institutos federais (IFs).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As formações são voltadas a estudantes do 9º ano do ensino fundamental público em situação de vulnerabilidade social e inclusos nos grupos prioritários previstos na lei de cotas. A intenção do programa é reduzir as desigualdades e facilitar o acesso desses alunos ao ensino técnico dos institutos da rede federal, oferecidos no período do Ensino Médio.
Em Santa Catarina, o programa deve ter ao menos 1,5 mil vagas. São 920 vagas esperadas para o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e outras 600 projetadas para as unidades do Instituto Federal Catarinense (IFC). No caso do IFC, o edital de seleção dos estudantes está em elaboração. A ideia inicial é de que as aulas de fato iniciem em meados de abril.
Todas as unidades dos institutos federais devem ofertar uma turma com 40 vagas em cada campus. Com isso, em todo o país são esperadas 650 turmas. Além dos IFs, também aderiram ao programa o Cefet de Minas Gerais e o Colégio Pedro II, de gestão federal.
Continua depois da publicidade
Os cursos devem ter um ciclo básico de formação, com aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, e uma formação suplementar com atividades como oficinas de redação, resolução de problemas, debates, orientação pedagógica e acompanhamento psicossocial dos estudantes.
— Há um segundo objetivo que é o de permanência e êxito após a entrada desses alunos nos Institutos Federais, porque temos uma realidade de alunos que entram e por uma dificuldade de base nessas disciplinas de Português, Matemática e Ciência, eles acabam muitas vezes desistindo, é um dos fatores que influencia nisso. O Partiu IF é bem focado nisso, a aula de reforço para os alunos concorrerem a essas vagas e, ao mesmo tempo, entrando na instituição, ele ter uma permanência e êxito nos institutos — afirma o professor Dr. Davi Cézar da Silva, coordenador institucional do Partiu IF no IFC.
O curso deve ter aulas e ações de reforço para 26 mil vagas no ciclo até 2025 e 78 mil estudantes em todo o país até 2027.
Alunos terão bolsa ao estilo “Pé-de-meia”
Os alunos matriculados também receberão uma bolsa de R$ 200 por mês, durante oito meses. O valor é o mesmo concedido pelo programa Pé-de-Meia, que busca estimular os jovens a concluir o ensino médio.
Continua depois da publicidade
As inscrições devem ser feitas nos sites dos institutos federais, que devem divulgar também o cronograma, o resultado das seleções e o período de início das aulas.
Entre os critérios para participar dos cursinhos estão a matrícula em escola pública e a comprovação de vulnerabilidade social. A seleção também pode envolver sorteio público para as vagas.
O investimento estimado pelo governo federal no programa é de R$ 115 milhões.
Vagas dos cursinhos em SC
IFC
600 vagas, com 15 turmas previstas, divididas nos seguintes campus:
- Abelardo Luz
- Araquari
- Blumenau
- Brusque
- Camboriú
- Concórdia
- Fraiburgo
- Ibirama
- Luzerna
- Rio do Sul
- Santa Rosa do Sul
- São Bento do Sul
- São Francisco do Sul
- Sombrio
- Videira
IFSC
A instituição tem 920 vagas previstas, com 23 turmas divididas nos seguintes campi:
- Araranguá
- Caçador
- Canoinhas
- Chapecó (duas turmas)
- Criciúma
- Florianópolis-Centro (duas turmas)
- Garopaba
- Gaspar (duas turmas)
- Jaraguá do Sul – Centro
- Joinville (duas turmas)
- Lages
- Palhoça Bilíngue
- São Carlos
- São José
- São Lourenço do Oeste
- São Miguel do Oeste
- Tijucas
- Tubarão
- Xanxerê.
Continua depois da publicidade
Leia também
Prova do concurso nacional unificado para professores tem data definida; saiba quando
SC tem menor índice de jovens da geração “nem-nem” que não estudam ou trabalham no Brasil
UFSC enfrenta déficit milionário e afirma ter orçamento para funcionar apenas até outubro

