A Prova Nacional Docente, que deve funcionar como um concurso nacional e unificado para selecionar professores de educação básica para as redes públicas de ensino, já tem data definida. Manuel Palacios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou, nesta quinta-feira (13), que o exame deve ser aplicado em outubro. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Palacios adiantou também que as inscrições devem começar em junho, e os resultados serão divulgados em dezembro para que as redes selecionem os professores a tempo do início do ano letivo.

Os anúncios foram feitos durante um evento promovido pela ONG Todos Pela Educação, em São Paulo.

Interessados devem aderir ao programa até abril

Municípios e estados interessados em utilizar as notas para contratar os futuros docentes devem aderir ao programa até o dia 17 de abril. Fernando Padula, secretário municipal de Educação de São Paulo, por exemplo, já confirmou que irá adotar a prova nos processos seletivos.

Continua depois da publicidade

Por meio da mesma prova, candidatos poderão se candidatar para uma vaga de um município no Sul do país e, ao mesmo tempo, para uma oportunidade no Nordeste.

Por que o concurso foi criado

O concurso foi criado a fim de aumentar o número de profissionais efetivos usando critérios adequados, além de elevar a frequência das contratações sem exigir que cidades pequenas, que normalmente sofrem com problemas logísticos e orçamentários, tenham que organizar os próprios processos seletivos.

— Ainda que o processo de adesão não tenha sido concluído, já sabemos que serão ao menos 250 mil candidatos que se formaram em cursos de licenciatura — disse Palacios.

O presidente do Inep adicionou que eles terão critérios mais claros na admissão de professores para estados e municípios.

Continua depois da publicidade

Como será a prova?

A avaliação aplicada no concurso é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na versão específica para licenciaturas, criada em 2024.

Um terço do exame será de perguntas gerais para professores. Dois terços serão de questões específicas da disciplina lecionada pelo docente.

— [As provas serão] capazes de aferir a capacidade [do professor] de lidar com um tema pedagógico ou com um problema do dia a dia — afirma Palacios.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Universidades de SC terão que informar à Justiça medidas e custo do ensino remoto na pandemia

Continua depois da publicidade