Mais de 30 concursos públicos e processos seletivos estão com inscrições abertas em diversos municípios de Santa Catarina, incluindo editais da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em função do novo coronavírus, a maior parte das vagas é para profissionais da saúde. Algumas cidades também realizam chamamento e concurso para os setores administrativo e de serviços.

Continua depois da publicidade

Cinco desses processos seletivos são na SES, para atuar em unidades hospitalares em Joinville, Lages, Ibirama e Florianópolis. Conforme a demanda diante da abertura de novos leitos pelo Estado, também há um edital com seleção para dez hospitais que ficam em Florianópolis, São José, Joinville, Lages e Mafra.

No interior do Estado, prefeituras selecionam agentes de saúde e médicos, além de auxiliares de limpeza, professores e outros cargos. Câmaras municipais têm vagas de assessor, zelador, advogado, controlador interno e contador.

Concursos, processos seletivos e chamamentos em Santa Catarina:

Secretaria de Estado da Saúde (SES): 36 vagas em Joinville, 72 vagas em Lages, cinco vagas em Ibirama, 83 vagas em Florianópolis. Sem data definida para contratação, que deve ocorrer conforme a demanda diante da abertura de novos leitos, são outras 94 vagas para Florianópolis, São José, Joinville, Lages e Mafra.

Câmaras de Vereadores: Descanso, Presidente Getúlio, São Miguel da Boa Vista, Três Barras, Vargem Bonita.

Continua depois da publicidade

Prefeituras: Agrolândia, Antônio Carlos, Botuverá, Corupá, Criciúma, Curitibanos, Fraiburgo, Garuva, Gravatal, Imbituba, Ituporanga, Jardinópolis, Modelo, Quilombo, Salete, São João Batista, Treze Tílias, Vargem.

FAHECE – Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon – 4 vagas distribuídas em Joinville, Criciúma e Florianópolis.

SISAM – Serviço de Infra-Estrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal de São João Batista – 3 vagas.

Provas suspensas

Concursos como o do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), e da Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap) de Florianópolis, estão suspensos em função do coronavírus. As provas serão remarcadas, e a tendência, segundo o diretor do Prodez Concursos Estevão Huppes, é que essas e outras seleções se acumulem para o final do ano ou início de 2021.

Continua depois da publicidade

– Assim que passar esse período mais crítico virão todos os concursos de uma vez. O Tribunal precisa se servidores, os municípios também. Para se ter uma ideia, a média é de 10 a 15 seleções por mês nos municípios, então imagina todas elas acumuladas – analisa Huppes.

Para os concursos com prazo de inscrição encerrado, não haverá prorrogação, então o momento é de focar nos estudos. Já quem pensar em prestar um concurso a ser aberto nos próximos meses, pode aproveitar o período maior em casa para iniciar a preparação.

Destaques do NSC Total