Depois de um ano inteiro de preparativos, Criciúma celebra oficialmente nesta terça-feira (4) os 100 anos de emancipação político-administrativa com uma programação que se estende ao longo de todo o dia. Desde as primeiras horas da manhã, a cidade vive um clima de festa. À noite, o grupo Raça Negra fará um show gratuito no Parque das Nações, no bairro Próspera.

Continua depois da publicidade

As comemorações começaram com missa festiva na Catedral São José, seguida de homenagem aos criciumenses centenários, corte do bolo de aniversário e o lançamento do selo postal especial dos Correios, todos realizados na Praça Nereu Ramos, no Centro. Ao todo, 14 moradores que completaram 100 anos em 2025 foram reconhecidos pela contribuição à história e ao desenvolvimento do município.

Durante a tarde, a programação segue com inaugurações de obras públicas em diferentes bairros: às 11h, ocorre a entrega da reforma e ampliação da EMEB José Rosso, no bairro Quarta Linha; às 14h, a creche Maria de Assis Góes, no bairro São Luiz; e, às 15h30, a apresentação do projeto do Centro de Atendimento ao Autista, no bairro Pinheirinho.

À noite, o público poderá acompanhar shows regionais e a abertura oficial da Quermesse de Criciúma, a partir das 19h, também no Parque das Nações. O evento contará com praça de alimentação, banheiros, segurança, brigadistas, áreas acessíveis e estacionamento gratuito. A expectativa da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) é reunir cerca de 30 mil pessoas para a celebração.

— Será uma noite para ficar na história de Criciúma. O show do Raça Negra é um presente para toda a população, marcando de forma especial os 100 anos da nossa cidade. Queremos que as famílias venham comemorar conosco, em um evento seguro, organizado e feito com muito carinho para os criciumenses — ressalta o prefeito Vagner Espindola.

Continua depois da publicidade

A entrada é gratuita, mediante doação de um quilo de alimento não perecível para a campanha “100 Toneladas de Solidariedade”. O público também poderá levar cadeiras de praia, garrafas de água e pequenos lanches.

Além disso, a Quermesse de Criciúma abre oficialmente nesta terça e segue até o domingo (9), reunindo as sete etnias colonizadoras do município — italiana, polonesa, alemã, portuguesa, africana, árabe e espanhola — em uma grande celebração da diversidade cultural.

Programação desta terça-feira (4)

  • 8h – Missa festiva e homenagem aos criciumenses centenários, na Catedral São José e Praça Nereu Ramos;
  • 11h – Inauguração da reforma e ampliação da EMEB José Rosso, no bairro Quarta Linha;
  • 14h – Inauguração da creche Maria de Assis Góes, no bairro São Luiz;
  • 15h30 – Apresentação do projeto do Centro de Atendimento ao Autista, no bairro Pinheirinho;
  • 19h – Shows regionais e abertura da Quermesse de Criciúma, no Parque das Nações;
  • 21h Show nacional gratuito com o grupo Raça Negra, no Parque das Nações.