Criciúma chega aos 100 anos nesta terça-feira (4) e prepara uma programação especial para marcar a data. O ponto alto das comemorações será o show nacional gratuito do grupo Raça Negra, que sobe ao palco do Parque das Nações, no bairro Próspera, às 21h.

Continua depois da publicidade

De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Fretta, a expectativa é reunir aproximadamente 30 mil pessoas no local, que também receberá shows regionais e o lançamento da Quermesse de Criciúma, às 19h.

Outras celebrações já começam logo pela manhã. O dia do aniversário terá missa especial na Catedral São José, às 8h, seguida pelo corte do bolo de 100 anos, homenagem aos moradores centenários e o lançamento do selo postal comemorativo dos Correios, na Praça Nereu Ramos.

Na sequência, a programação se volta às inaugurações de obras públicas em diferentes bairros. Às 11h, ocorre a reforma e ampliação da EMEB José Rosso, no bairro Quarta Linha. Às 14h, será inaugurada a creche Maria de Assis Góes, no bairro São Luiz, e, em seguida, às 15h30min, acontece a apresentação do projeto do Centro de Atendimento ao Autista, localizado na rua dos Ferroviários, no bairro Pinheirinho.

À noite, o público poderá acompanhar as atrações musicais e culturais no Parque das Nações, encerrando o dia com o aguardado show do Raça Negra.

Continua depois da publicidade

As comemorações continuam durante a semana. A Quermesse de Criciúma encerra em 8 de novembro, às 19h30min, também no Parque das Nações, com o desfile histórico dos 100 anos, reunindo escolas, entidades e grupos culturais.

Já no dia 9 de novembro, às 15h, o público poderá acompanhar uma demonstração de acrobacias aéreas com a Esquadrilha Fox, sobre o mesmo local, além de uma exposição de materiais e habilidades das forças de defesa e segurança.

As celebrações do centenário se estendem ainda à 18ª Feira do Livro de Criciúma, aberta no último sábado (1º), na Praça Nereu Ramos. A edição especial segue até 12 de novembro e celebra a história, a cultura e a literatura local, com entrada gratuita.

O evento reúne dez estandes com milhares de títulos, além de oficinas, contações de histórias e apresentações culturais. Entre as atrações está a peça “A Crônica do Centenário”, inspirada na obra homônima do jornalista e historiador Archimedes Naspolini, que resgata documentos inéditos sobre a formação de Criciúma.

Continua depois da publicidade