nsc
dc

Blumenau Iluminação

Conheça a empresa catarinense que tem expandido o faturamento durante pandemia

Há mais de 40 anos a Blumenau Iluminação se destaca no segmento e coloca Santa Catarina no mapa do setor

14/05/2021 - 12h00 - Atualizada em: 14/05/2021 - 12h52

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Blumenau Iluminação é referência no setor
Com resultados positivos no último ano, em 2021 a empresa segue crescendo. Até março deste ano, o faturamento teve um aumento de 34%, na comparação com igual período de 2020.
(Foto: )

Aliando tradição e inovação, empresa catarinense do segmento de iluminação apresentou um crescimento de 37% no faturamento no ano passado, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. E os resultados positivos das vendas devem se manter nos próximos meses. Até março deste ano, o aumento foi de 34%, na comparação com igual período de 2020.

Os números refletem o histórico de persistência da Blumenau Iluminação, fundada por Orlando Zeno Pamplona em 1978, no município com o mesmo nome, e que nasceu como empresa familiar. A indústria não possui lojas próprias, mas conta com parcerias com lojas de varejo. 

Hoje, os produtos nacionais e importados estão presentes em todas as regiões do país, principalmente em lojas de varejo, materiais de construção/elétricos e home centers. Atendem mais de três mil clientes diferentes por mês.

Renan Pamplona Medeiros, que é diretor comercial e de operações da empresa, destaca que seu avô, torneiro mecânico que trabalhava em ferraria – com produtos mais artísticos – resolveu criar o empreendimento para vender itens produzidos em série. Quando se aposentou, abriu o negócio com os filhos, com produtos voltados a lojas de varejo. Desde então, o crescimento ocorre pela ampliação do portfólio de produtos e pela conquista de novos mercados.

Diretor comercial e de operações da Blumenau Iluminação.
Renan Pamplona Medeiros, diretor comercial e de operações da Blumenau Iluminação.
(Foto: )

A partir da criação da Linha Colonial, com produtos fabricados manualmente e com processo de cobreamento exclusivo, hoje a Blumenau Iluminação conta com mais de 1.000 itens diferenciados.

Agora, a meta é crescer o faturamento da empresa em 20% em 2021. O foco da marca é trabalhar com inovação, com produtos de mais tecnologia que geram economia para o consumidor, principalmente com lâmpadas e luminárias de LED.

Mercado internacional para focar na inovação

Desde 2006, a Blumenau Iluminação busca soluções no mercado internacional para trabalhar com um mix de produtos inovadores e com mais tecnologia. Entre as apostas do momento, estão as luminárias de LED, sejam elas decorativas ou apenas funcionais, que geram mais economia e retorno financeiro futuro, segundo o diretor.

> Entenda as diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Hoje, a empresa conta com equipe na China, gigante da economia mundial, para a área de desenvolvimento de novos produtos. A relação é mais próxima, segura e formalizada com um profissional que acompanha todos os processos e indica as tendências de mercado.

Além da equipe externa, a área de engenharia e desenvolvimento conta com oito funcionários focados em novas funcionalidades, materiais e produtos – tudo relacionado à inovação. Para o segundo semestre, será lançada uma linha de lâmpadas e luminárias Smart.

— Isso é o futuro, apesar de já estar muito próximo da nossa realidade. Existem muitos modelos disponíveis na internet, mas se você vai a uma loja tradicional, onde nós atuamos de maneira muito forte, ainda não é tão acessível. Nós vamos mudar isso — reforça Medeiros.

A aproximação com a universidade também agrega conhecimento e melhorias produtivas. Por meio de uma parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb), a Blumenau Iluminação realiza um concurso para design de iluminação.

— Já temos produtos pensados pelos designers do concurso, que estamos produzindo e vendendo a nível nacional. Além da premiação de cada concurso, o ganhador recebe também royalties com as vendas dos produtos — explica o diretor.

A Blumenau Iluminação possui hoje uma planta de 12 mil metros quadrados, ampliada recentemente. Com a expansão nos últimos anos, a indústria conta com 200 profissionais diretos e 180 indiretos na área comercial, por meio de representantes. São mais de sete mil pontos de venda em todo o território brasileiro.

Conhece os produtos da Blumenau Iluminação? Clique e confira aqui.

Acesse o canal DC 35 anos e confira mais conteúdos especiais.

Leia também

Cuidados primários com a saúde podem ser feitos sem sair de casa

O retorno dos campeonatos esportivos: Com segurança, atletas catarinenses iniciam retomada das atividades

CDL de Florianópolis promove ações de apoio a lojistas

Colunistas