Fechaduras que abrem com comando de voz, iluminação automatizada que se ajusta à luz do dia, climatização inteligente, assistentes virtuais integrados aos eletrodomésticos. As chamadas “casas do futuro” viraram tendência no mercado da construção civil em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) diz que o setor vem crescendo cerca de 20% ao ano no país. Já os dados do portal Statista, uma das maiores plataformas globais de estatísticas de mercado e dados econômicos, o setor deve ultrapassar os 231 bilhões de dólares até 2028.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O segmento é impulsionado por uma nova geração de consumidores que valoriza conforto, segurança e eficiência energética. A Torresani, especializada em imóveis de alto padrão e luxo, está de olho nesse público e trouxe o conceito para empreendimentos em Blumenau e Barra Velha.

Thuylon Farias, diretor técnico da construtora, defende que cada vez mais esse processo de automação precisa ser pensado ainda durante a obra, até para reduzir custos. Isso porque um levantamento da Aureside revelou que adaptar uma residência já finalizada pode gerar um custo até 30% maior, ou até dobrar, em relação ao mesmo sistema projetado e instalado desde a fase de obra.

Continua depois da publicidade

— O cliente pode personalizar as soluções que quiser porque a base já está pronta para receber qualquer sistema. Isso dá liberdade e valoriza o imóvel no longo prazo — argumenta.

As casas do futuro caminham também para a sustentabilidade, com integração de outras soluções, como sistemas solares, sensores de presença que reduzem o consumo, monitoramento inteligente de consumo hídrico e elétrico.

— Automação não é só acender luzes por comando de voz. Envolve desde infraestrutura elétrica e lógica preparada para dispositivos inteligentes, cabeamento estruturado, previsões para sensores de presença, controle de climatização, persianas motorizadas, sistemas de segurança integrados, gerenciamento de energia e até conectividade entre todos esses pontos — afirma Ricardo Pereira, proprietário da HTA, empresa especializada em automação em Santa Catarina.

Ranking revela as empresas de SC com os lucros mais altos

Continua depois da publicidade

Leia mais

Empresa catarinense fundada em 1988 entra no seleto clube das bilionárias

Gigantes catarinenses se unem e criam primeiro robô com IA e tecnologia 100% brasileira