Duas gigantes catarinenses criaram em conjunto o primeiro robô com Inteligência Artificial (IA) e tecnologia 100% brasileira. O equipamento foi desenvolvido pela WEG, de Jaraguá do Sul, e conta com um software produzido pela Senior Sistemas, de Blumenau. O produto está sendo apresentado ao mercado de forma inédita nesta semana na Intermodal 2025.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O que o novo produto faz, na prática, é o processo de movimentação de materiais dentro dos depósitos das empresas sem ajuda humana. O software processa milhares de informações de estoque e pedidos em tempo real, enquanto o robô utiliza elementos de IA para recalcular rotas e evitar obstáculos. Isso substitui o trabalho que o separador teria ao percorrer o centro de distribuição.
A solução é fruto de uma necessidade que a própria WEG tinha dentro das fábricas, conta o chefe de vendas da empresa, Pedro Havranek. E casou com os planos da Senior Sistemas de ingressar no mercado de automação. segundo Anderson Benetti, Head executivo de Logística na empresa de TI. Não à toa, as primeiras operações do ocorreram em áreas logísticas da WEG no Brasil e no México.
Um estudo na unidade de Itajaí mostrou que os colaboradores percorriam mais de nove quilômetros diariamente em tarefas logísticas. Com a introdução do robô, ocorreu uma redução estimada de 45%. A ideia não é substituir a mão de obra por máquinas, mas permite realocar os funcionários em atividades que geram mais valor para as empresas.
Continua depois da publicidade
Atualmente, mais de 20 unidades estão em operação.
Veja o robô em operação
As capacidades de carga atual são de 150 quilos e 500 quilos, mas em breve o modelo de 1.500 quilos será lançado. A autonomia do robô também é um diferencial. Ele conta com bateria que suporta até 10 horas de operação contínua e carregamento rápido em cerca de 90 minutos. A WEG também desenvolveu um sistema próprio de gestão de frota, que possibilita controlar múltiplos robôs simultaneamente.
O preço varia, em média, entre R$ 265 mil e R$ 560 mil.
Ranking revela as empresas de SC com os lucros mais altos
Leia mais
Empresa catarinense fundada em 1988 entra no seleto clube das bilionárias
Quem é o empresário por trás do império dos arranha-céus de Balneário Camboriú
 
				 
                                     
                            
                            








