Joinville teve casos confirmados de coronavírus e algumas medidas foram definidas para controlar a propagação no município. Um comitê de contingência criado pela prefeitura, envolvendo os setores público e privado, realiza esse monitoramento na cidade e discute as ações a serem tomadas.

Continua depois da publicidade

​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Na educação, as aulas em escolas municipais, estaduais e privadas foram suspensas. Na área da saúde, os pronto-atendimentos e unidades básicas estão com atendimento normal, porém alguns hospitais restringiram os horários de visitação.

Confira abaixo os impactos e orientações em diferentes áreas:

Educação

Escolas municipais, estaduais e privadas – do ensino básico ao superior: após decisão colegiada do Governo do Estado de Santa Catarina, no fim da tarde desta segunda-feira, 16, a Secretaria de Estado da Educação passa a adotar os procedimentos necessários para a suspensão das aulas nas redes públicas e na rede privada em território catarinense, pelo período de 30 dias, a partir de quinta-feira, 19, com possibilidade de prorrogação.

Continua depois da publicidade

Saúde

Hospital São José: a unidade fez algumas mudanças de horários nas visitas aos pacientes:

– UTI, UTQ, sala de emergência e AVC agudo: 15 às 16 horas – uma visita.m Suspensas as visitas para paciente em isolamento em UTI. Para todos os pacientes será realizado boletim édico aos familiares, mesmo com as visitas suspensas.

– Unidades de Internação: 8 às 9 horas – uma visita

– Pronto-socorro: 8 às 9 horas – uma visita. Suspensas as visitas para pacientes acima de 60 anos, porém o paciente tem direito a acompanhante. Trocas de acompanhantes: 1 de manhã, 1 à tarde e 1 à noite. Todo acompanhante ou visitante com sinais e/ou sintomas de gripe não serão autorizados a realizar visitas.

Hospital Regional Hans Dieter Schmidt: as cirurgias eletivas foram canceladas. A unidade realizou mudanças nas visitas com os seguintes horários:

Continua depois da publicidade

– Setores de Internação: 13 às 14 horas; e das 18 às 19 horas – Um visitante por horário.

– Psiquiatria: 14h30 às 15h30 – Um visitante.

– Isolamento (incluindo paciente em isolamento nos demais setores): 13 às 14 horas – Um visitante.

– CTI: 8h30 às 9 horas; 15h às 15h30; e das 20 horas às 20h30 – Um visitante por horário.

– Internados no Pronto Socorro: 13 às 14 horas – Um visitante.

– Sala de Emergência (Pronto Socorro): 8h30 às 9 horas; das 15h30 às 16 horas; e das 20h30 às 21 horas – Um visitante por horário.

Continua depois da publicidade

– Ambulatório: está fechado, conforme determinação do Governo do Estado. Não serão realizadas consultas, exames ou procedimentos ambulatoriais.

– Troca de acompanhantes*: 7 às 8 horas; das 12 às 13 horas e das 19 às 20 horas – Apenas uma troca por horário.

*Não será permitida a entrada de pessoas com 60 anos ou mais.

Visitantes/acompanhantes com sintomas gripais não serão autorizados a entrar.

Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria: as consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas foram suspensas desde quinta-feira (19). Permanecem sendo realizados os retornos ambulatoriais de cirurgias, gesso e talas, além dos atendimentos aos pacientes oncológicos. No Pronto-socorro, foi implantada uma recepção exclusiva para pacientes com queixas respiratórias, com acesso e fluxo específicos. Esta medida visa evitar o contato destes pacientes com os demais usuários da unidade. As visitas aos pacientes hospitalizados seguem temporariamente suspensas, assim como as visitas técnicas, ações com voluntários e estágios curriculares. Todos os atendimentos aos pacientes internados seguem sendo realizados normalmente.

Hospital Bethesda: pacientes acima de 60 anos têm direito a um acompanhante, mas não poderão receber visitas.

Continua depois da publicidade

Maternidade Darcy Vargas: o horário de visita está suspenso, sendo permitido apenas a presença de um acompanhante.

Pronto-atendimentos (PAs): mantém o atendimento normal à população.

Unidades básicas de saúde (UBSs): algumas unidades vão ter horários alterados a partir de segunda-feira (23):

– UBSF Floresta – das 7 às 19 horas

– UBSF Fátima – das 7 às 19 horas

– UBSF Paranaguamirim – das 7 às 18 horas

– UBSF Leonardo Schlickmann – das 7 às 17 horas

– UBSF Bucarein – atendimento das 8 às 17 horas

– UBSF Vila Nova 1 e Vila Nova sede – atendimento das 7 às 17 horas

– Unidades fechadas: UBSF Canela, UBSF Anaburgo, UBSF Paraíso III e IV

– Todas as demais Unidades Básicas de Saúde de Joinville continuam com os horários padrões de atendimento.

Lares de idosos

Como se trata de um público mais vulnerável, cuidados direcionam para evitar aglomerações, eventos festivos, confraternizações ou atividades que reúnam pessoas nesses locais. Também foi orientado que as entidades restrinjam as visitas de familiares para apenas uma pessoa por vez para evitar muitos contatos.

Continua depois da publicidade

Transporte coletivo

O transporte de passageiros no transporte coletivo está suspenso desde a meia-noite da última quinta-feira (19), quando os ônibus deixaram de circular. A Prefeitura anunciou também o início do serviço do Ônibus Circular da Saúde. Com três linhas exclusivas, o serviço começou a atender na manhã de sexta-feira (20). Profissionais da área da saúde, tanto do serviço público quanto do privado, serão exclusivamente atendidos para o deslocamento aos seus locais de trabalho.

Eventos

Alguns eventos esportivos foram suspensos pelas respectivas organizações, como o início do novo Campeonato Brasileiro de Basquete e da Liga Futsal – ambos com representantes joinvilenses. Eventos culturais também foram cancelados em Joinville e região, como é o caso do Verão Teatral e a Festilha.

Igrejas

A Diocese de Joinville confirmou a suspensão de missas, celebrações da palavra, procissões, vias-sacras, encenações da Paixão de Cristo, novenas e tríduos, catequese com crianças, jovens e adultos, grupos bíblicos de reflexão, visitas aos doentes e idosos, mutirão de confissões, qualquer tipo de reunião, formação, encontro de grupos de oração, encontro dos grupos de movimentos em qualquer espaço e as visitas pastorais até que novas medidas sejam adotadas pelas autoridades públicas.

Segurança

A Polícia Civil orienta a população para que, quando necessitar dos serviços da instituição, faça os registros de Boletins de Ocorrências (BOs) de forma online pela Delegacia Virtual e evite buscar atendimento presencial em Delegacias de Polícia. Com exceção dos crimes de homicídio, sequestro e estupro, os delitos podem ser registrados via online no site da Delegacia Virtual da Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

Sistema prisional

Estão suspensas temporariamente as visitas íntimas, a visita de idosos (com mais de 60 anos) e de crianças (zero a 12 anos incompletos) em todas as unidades prisionais de Santa Catarina. Também estão suspensas temporariamente as escoltas interestaduais.

O juiz João Marcos Buch, responsável pela Vara de Execução Penal da Comarca de Joinville, assinou uma portaria liberando os mais de 2 mil apenados que cumprem pena em regime aberto de se deslocar até o fórum para se apresentar, como acontece mensalmente. A decisão permanece até o dia 30 de abril e vale para os apenados em regime aberto, sursis e livramento condicional, entre outras disposições.

Também estão suspensas, até o final de abril, as audiências admonitórias e as audiências dos apenados do regime aberto intimados a comparecer ao Fórum. O juiz determinou que as audiências admonitórias, em caso de concessão de livramento condicional e progressão ao regime aberto, para apenados recolhidos, seja realizada diretamente na unidade prisional, em 24 horas.

Defensoria Pública da União

As unidades da Defensoria Pública da União (DPU) em Santa Catarina, localizadas em Florianópolis, Joinville e Criciúma, estão atendendo somente casos urgentes ao menos até 20 de março. O prazo pode ser prorrogado, se constatada necessidade de saúde pública. São considerados urgentes os casos em que há risco à vida, à liberdade ou em que possa ocorrer perecimento de direito.

Continua depois da publicidade

Judiciário

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) determinou a suspensão dos prazos processuais, das audiências e sessões de julgamento (judiciais e administrativas) não urgentes até o dia 31 de março, data em que será reavaliada a situação.

Casos urgentes serão atendidos por meio de videoconferência, como por exemplo, as audiências de custódia, processos de réus presos e envolvendo a infância e juventude. A corregedoria-geral da Justiça lançará em breve uma circular, com orientações aos magistrados e chefes de cartório para agilizar a expedição de alvarás judiciais pendentes.

Fórum

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Corregedoria-geral da Justiça determinou a restrição da entrada de público externo nos fóruns catarinenses, incluindo o de Joinville. O trabalho interno dos servidores continua normalmente. O acesso às dependências aos Fóruns fica restrito à desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados e procuradores, servidores, estagiários, terceirizados, profissionais de imprensa, jurados, partes e testemunhas, estritamente para comparecer aos atos processuais aos quais foram convocados.

Câmara de Vereadores

Estão mantidas as sessões e as reuniões de comissões, entre outras atividades, mas o acesso à sede do Legislativo está restringido apenas para a entrada de vereadores, servidores, terceirizados, estagiários e funcionários de fornecedores.

Continua depois da publicidade

Ciretran

Alguns serviços estão disponibilizados através do site do Detran SC e por e-mail. Para obter a cópia de um processo, da certidão de impedimento de dirigir, de credencial, de defesa de multas ou realizar recursos a JARI, é possível conseguir os formulários necessários no site do Detran. Eles poderão ser encaminhados para o e-mail: penalidadesjoinville@detran.sc.gov.br.

Se precisar renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pedir a segunda via ou solicitar a definitiva poderá também realizar o processo por meio do site do Detran.

Celesc

O atendimento presencial está suspenso. A Celesc manterá o atendimento remoto por sete dias, até a próxima terça-feira (24). A população pode tirar dúvidas pelos canais virtuais: site e aplicativo Celesc. Estão disponíveis também, para solicitar serviços, o número 0800-480-120 e, para casos de emergência, 0800-480-196. Conforme a empresa, o serviço emergencial será avaliado a cada dia. Neste período, estão suspensos serviços comerciais e desligamentos programados que não sejam emergenciais.

Orientações de prevenção
Orientações de prevenção (Foto: Arte DC)