nsc
an

Saúde 

Santa Catarina tem terceiro caso confirmado de coronavírus

Paciente foi atendido em Joinville e retornou de viagem a países da Europa

13/03/2020 - 16h08 - Atualizada em: 13/03/2020 - 19h03

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Primeiro caso em Joinville foi confirmado nesta sexta-feira
Primeiro caso em Joinville foi confirmado nesta sexta-feira
(Foto: )

Santa Catarina registrou o terceiro caso confirmado do novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o paciente é um homem atendido na cidade de Joinville e que retornou de viagem feita a países da África e da Europa.

Segundo a prefeitura, o paciente é um homem de 57 anos que voltou de um cruzeiro no dia 6 de março. Ele começou a sentir sintomas que correspondem ao Covid-19 no dia 8, como febre, dores de cabeça, garganta e pelo corpo. Ele foi a uma unidade de saúde para coleta do exame no dia 10. O estado de saúde dele é estável e, no momento, está em isolamento domiciliar.

O diagnóstico foi feito no Pronto Atendimento Norte (PA Norte), no bairro Costa e Silva. Lá, foi orientado a tomar as medidas de prevenção e teve o material coletado para exames. Neste período, ficou isolado em casa para tratamento, com monitoramento da Saúde ao paciente e familiares.

A esposa dele também está sendo monitorada. A Secretaria da Saúde vai manter contato com o paciente e monitorar as pessoas que tiveram contato com ele durante o período que ele começou apresentar os sintomas. Todas serão orientadas a procurarem uma unidade de saúde, caso sentirem sintomas da doença. A Prefeitura de Joinville acompanha outros seis casos suspeitos em investigação.

Site especial: saiba tudo sobre o coronavírus

A confirmação foi feita em exame na tarde desta sexta-feira (13) no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC). Nesta quinta-feira, o Estado registrou os dois primeiros casos confirmados da doença Covid-19.

Um deles foi o do cantor Di Ferrero, que testou positivo para o coronavírus após ser atendido em um hospital particular de Florianópolis.

No total, segundo os dados da plataforma do Ministério da Saúde, outros 77 casos suspeitos estão sendo monitorados em Santa Catarina. No Brasil, o número de casos confirmados já é de 98.

Leia mais

Coronavírus: confira os eventos suspensos em Joinville e região

Festilha, em São Francisco do Sul, é cancelada como medida de segurança contra o coronavírus

Coronavírus: especialista esclarece dúvidas dos leitores

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Saúde

Colunistas