O presidente Donald Trump afirmou na noite desta quarta-feira (11) que vai suspender todas as viagens da Europa que tenham como destino os Estados Unidos (EUA) por 30 dias a fim de restringir o espalhamento do novo coronavírus. Ainda nos EUA, a NBA suspendeu a temporada após um jogador ser diagnosticado com a doença. Já na América do Sul, a Conmebol adiou as duas primeiras rodadas das Eliminatórias.

Continua depois da publicidade

Em pronunciamento à nação, Trump disse que são medidas duras, porém necessárias para evitar o surgimento de novos focos do que ele chamou de “infeção horrível” no país. Ele disse que a Europa falhou em restringir as viagens da China. O presidente americano também disse que as medidas podem ser reavaliadas no futuro e reforçou a necessidade de a população manter os hábitos de higiene.

Em conversa que diz ter tido com representantes do setor de saúde, ficou acordado que os pagamentos adicionais aos planos de saúde (copayements) devido ao novo coronavírus serão desconsiderados.

— Nós estamos juntos nessa, precisamos colocar a política e os partidos de lado — disse.

O país contabiliza até o momento mais de 1.200 casos da doença e pelo menos 37 mortes.

Continua depois da publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu, nesta quarta-feira (11), declarar que há uma pandemia do novo coronavírus em curso no mundo com a sua disseminação por mais de cem países, em todos os continentes.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que declarar pandemia não significa que a situação está fora de controle nem que mundo deva abandonar as medidas de contenção e passar a pensar em mitigação. Pelo contrário: ele pediu ações mais agressivas.

Segundo a tabulação da Universidade Johns Hopkins, até a noite desta quarta, havia mais de 125 mil casos confirmado de covid-19 em todo o mundo, com mais de 4.600 mortes.

Leia mais: Coronavírus: como e quando usar máscaras e álcool gel

NBA e Eliminatórias

A NBA anunciou, na noite de quarta-feira (11), a suspensão do campeonato. A liga norte-americana de basquete informou que um jogador do Utah Jazz teve um diagnóstico preliminar de infecção pelo novo coronavírus e decidiu interromper a temporada 2019/20.

Continua depois da publicidade

O resultado do teste saiu instantes antes do início da partida entre o Jazz e o Oklahoma City Thunder, em Oklahoma. Após cerca de meia hora, o jogo acabou sendo cancelado por “circunstâncias imprevistas”, e o público foi informado de que não se tratava uma situação de emergência.

Em seguida, a NBA publicou uma nota na qual informava a suspensão da competição. De acordo com o comunicado, a liga “vai usar o hiato para determinar os próximos passos em relação à pandemia do coronavírus”.

Também na noite desta quarta, de acordo com o site GloboEsporte.com, as duas primeiras rodada das Eliminatórias para a Copa de 2022 serão adiadas pela Conmebol. O motivo também é o coronavírus. A entidade ainda anunciará a decisão.

Leia também

Os desafios da cientista negra que coordena a equipe de brasileiros que isolou o genoma do Coronavírus

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total