nsc
    nsc

    Comece bem 2021

    Clube NSC: Movimente o corpo e a mente e comece 2021 de bem consigo

    Academia Better You apresenta balanço positivo desde a reabertura e aponta a importância da prática esportiva na rotina de isolamento

    12/12/2020 - 08h02

    Compartilhe

    Iuri
    Por Iuri Barcellos
    Pessoas se exercitando na academia
    Sócios do Clube NSC contam com 10% de desconto sobre os valores do plano
    (Foto: )

    Em dezembro completam-se oito meses desde que a permissão da reabertura das academias em Santa Catarina foi dada pelo Governo do Estado. Em abril, uma portaria estadual permitiu o funcionamento destes e de outros serviços desde que uma série de normas de segurança sanitária fossem obedecidas. Em Florianópolis, a liberação ocorreu um pouco depois, no mês de junho. De lá para cá, percebeu-se que manter uma rotina saudável, aliando exercícios físicos, cuidados com a saúde mental e alimentação balanceada, auxiliam para uma significativa melhora no bem-estar das pessoas, principalmente no cenário pandêmico.

    > Verão 2021: cuidados com o corpo e procedimentos estéticos, com dicas de parceira do Clube NSC

    Este reflexo também foi notado pela diretora da Academia Better You, Suzana Dallanhol, especialista em Fisiologia do Exercício e mestre em Psicologia. Conforme a profissional, os relatos dos alunos apontam que a falta dos exercícios diários e dos momentos de cuidados do corpo e da mente deixaram o isolamento social um pouco mais difícil de lidar. Para contar sobre o balanço dos últimos meses e dar dicas de exercícios para o Verão 2021, convidamos Suzana Dallanhol para um bate papo. A Academia Better You fica em Florianópolis e é reconhecida por oferecer aos clientes inúmeras modalidades e práticas esportivas para movimentar o corpo e a mente. A melhor parte é que os sócios do Clube NSC contam com 10% de desconto nos planos, exceto nas modalidades de Hot Yoga, Power Ballet , Boxe e Yoga Ligth.

    Somente no Clube NSC, os sócios aproveitam o que tem de melhor em Santa Catarina pagando menos, com benefícios e descontos exclusivos. No site ou no aplicativo, o sócio conta com mais de 500 parceiros em diversas categorias pelo Brasil, com descontos que variam em até 50%. Se você não é sócio do clube e também quer aproveitar de todos os benefícios, assine o NSC Total, a maior plataforma de conteúdo de Santa Catarina. Clique aqui e assine!

    Confira a seguir a conversa com Suzana Dallanhol da Academia Better You:

    Pessoas fazendo exercícios dentro da academia
    O retorno dos alunos é gradativo e segue uma série de normas de segurança sanitária, como o uso de máscaras, higienização dos equipamentos e distanciamento entre pessoas
    (Foto: )

    Nossa última conversa foi em junho e de lá para cá muita coisa mudou. Como está a resposta do público desde a reabertura?

    No início as pessoas estavam com receio, tudo era muito novo, não sabiam como o vírus atuava e pouco sobre a pandemia. Aos poucos as pessoas foram vindo e encontraram um ambiente todo preparado e com itens novos para higienização, como o tapete sanitizante e kits individuais para limpeza do equipamento. As pessoas ganharam confiança, notaram que academia é uma ambiente controlado, seguro e que possibilita o treino mantendo um distanciamento adequado. Aos poucos os clientes começaram a chamar novamente amigos e familiares e no momento notamos um movimento de retomada no segmento das academias.

    Então o balanço é positivo?

    Sim, está sendo bem positivo. Inclusive, desde o início da pandemia, entre nossos colaboradores ocorreram apenas dois casos de COVID-19. A infecção ocorreu devido a outras atividades, em ambiente fora da academia, e rapidamente eles ficaram em isolamento. Apenas dois, dos 30 colaboradores que temos aqui, foram infectados. Foi um número bem pequeno e, aliás, não desenvolveram nenhum sintoma grave.

    Um ponto interessante é que nossos dois colaboradores e outros clientes, que nos notificaram que estavam infectados e isolados, não apresentaram sintomas severos. O que nos aponta para um resultado positivo, sem qualquer tipo de conclusão científica, claro. Pois, levando em consideração esse cenário, pessoas com estilo de vida saudável, que praticam exercícios físicos, que mantêm uma alimentação saudável e a cabeça e o emocional em dia, reportaram sintomas leves.

    Pessoa se exercitando de máscara em frente ao instrutor físico
    Trabalhar diferentes capacidades físicas do corpo auxiliam na obtenção de resultados mais interessantes
    (Foto: )

    Os alunos demonstraram algum comportamento, ligado à prática de exercícios, que não era comum antes da pandemia?

    Observamos uma maior adesão nas aulas coletivas e de yoga, respeitando sempre as limitações. As pessoas estão procurando bastante essas atividades de equilíbrio entre mente e corpo. Os clientes ao retornarem a Better You relataram que precisavam retornar a prática de exercícios, pois a ela vai além da estética, da indicação médica ou dos cuidados com o corpo. Esses são momentos de relaxamento, de autocuidado.

    E com a proximidade do verão, a procura por exercícios focados retornou?

    Em época de pandemia observamos o afastamento entre as pessoas e os exercícios físicos, até o home office leva a uma diminuição da movimentação. Outro dia um aluno mostrou o celular e disse “Estou a vários dias seguidos caminhando apenas 600 passos, antes eu dava 8 mil passos por dia. Estou em trabalho remoto e isso me deixa mais parado ainda”. Percebemos que a nova rotina leva a falta de movimentação durante o dia. Agora com a proximidade do verão, mesmo indo menos à praia, as pessoas procuram os clássicos "emagrecimento para o verão”.

    Quais exercícios são indicados?

    A dica é combinar modalidades, por exemplo: spinning, musculação e aulas de dança. Desta forma, a obtenção de um resultado positivo será maior. Nossa prescrição é voltada para que o aluno faça um mix durante a semana, para que eles trabalhem com diferentes capacidades físicas e alcancem bons resultados em pouquíssimo tempo.

    Certos cuidados são necessários. Sempre é bom colocar roupas confortáveis que permitam mobilidade, o calçado pode ser com amortecimento, se for para prática de atividade com impacto, ou sola normal para exercícios sem impacto. O importante é respeitar o tempo, ninguém é atleta profissional. Até mesmo quem treina profissionalmente opta por treinamentos curtos e eficientes. Reservar de uma a duas horas por dia, três vezes por semana, está ótimo. Não adianta de última hora ficar três horas diárias, não acredito que seja esse o caminho, não é o indicado.

    E para 2021 quais são as expectativas?

    O exercício foi compreendido como algo essencial na vida das pessoas, não é através do comportamento totalmente sedentário que as pessoas vão preservar a saúde, pelo contrário, o sedentarismo é causador de inúmeros problemas. Observamos que as pessoas estão conscientes, utilizando os sanitizantes no equipamento e nas mãos. E para o próximo ano é que as pessoas continuem se exercitando, preservando a saúde, a capacidade física para estar bem e encarar os outros desafios da vida.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas