A corrida pelo Senado em SC vem tendo os rostos envolvidos na disputa mais conhecidos dos eleitores a três meses das Eleições 2026. Nomes escolhidos na chapa que teve o maior conflito interno pelas vagas, Carlos Bolsonaro e Carol de Toni (PL) têm circulado unidos pelo Estado tentando para começar a divulgar a pré-candidatura. Nas redes, os dois vêm apostando em conteúdos com críticas ao presidente Lula e ao governo federal, além de defesa de ações do governador Jorginho Mello no Estado.

Continua depois da publicidade

Os pré-candidatos da chapa encabeçada por João Rodrigues também tem intensificado a divulgação dos seus nomes. O senador Esperidião Amin (PP) deu a largada na pré-campanha nas redes sociais esta semana, com um vídeo em que relembra sua trajetória política e as pautas que defendeu nos últimos anos, como as críticas a medidas do Supremo Tribunal Federal (STF).

Antídio Lunelli, figurinha mais recente a ser revelada no time que une PSD e MDB, também tem focalizado em críticas a excessos do Judiciário nas redes sociais. Antídio também tem divulgado vídeos do pré-candidato a governador João Rodrigues, como o questionamento sobre a Viamar.

Continua depois da publicidade

O álbum de figurinhas das Eleições 2026 em SC

Na chapa da esquerda, Décio Lima e Afrânio Boppré aproveitaram a visita de Lula a Itajaí na última semana para fazer fotos e vídeos ao lado do presidente. O apoio a Lula e a divulgação das ações do governo federal no Estado deve ser uma das tônicas da campanha dos pré-candidatos a senador da chapa de esquerda, que tem o ex-deputado estadual Gelson Merisio (PSB) como candidato ao governo.

Continua depois da publicidade

Nas três chapas dos partidos menores, apenas a aliança encabeçada pelo defensor público Ralf Zimmer tem um nome definido na corrida para o Senado. Trata-se do advogado e produtor rural Jeferson Rocha. A segunda vaga nesta aliança do PRD e os dois nomes nas chapas de Marcelo Brigadeiro (Missão) e de Lais Chaud (UP) ainda não são conhecidos.

Corrida ao governo tem nomes conhecidos

Na disputa pelo governo do Estado, o álbum das eleições em SC tem seis nomes já anunciados pelos partidos para disputar o comando da Casa d’Agronômica. O cenário político acirrado dos últimos meses fez com que os partidos trocassem figurinhas meses antes do prazo e antecipou as definições no Estado.

Continua depois da publicidade

A confirmação oficial de quem serão os candidatos deve ocorrer no início do mês que vem, após as convenções dos partidos, que ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme o calendário eleitoral. Mas na prática os pré-candidatos já estão ativos em visitas pelo Estado e publicações nas redes sociais.

Quem são os pré-candidatos a presidente nas Eleições 2026

Continua depois da publicidade

Segundo os dirigentes dos principais partidos envolvidos nas eleições em SC, o momento atual tem sido destinado à preparação da campanha, com definição de estruturas de comitês e de equipes de comunicação e apoio.

A definição dos nomes de suplentes nas candidaturas ao Senado são as principais interrogações nas candidaturas dos três maiores partidos. No entanto, são escolhas que podem ficar para o “apagar das luzes” das convenções.

Continua depois da publicidade

Datas do calendário eleitoral 

  • 4 de julho: Prazo final para inaugurações de obras públicas, divulgação de prestação de serviços públicos ou contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. Também passa a ser proibida a presença de pré-candidatos a inaugurações de obras públicas. 
  • 20 de julho: Início do prazo para as convenções partidárias, reuniões em que partidos e federações definem oficialmente quem serão os candidatos e quais serão as coligações de que farão parte. 
  • 5 de agosto: Último dia do prazo para a realização das convenções partidárias. 
  • 15 de agosto: Prazo final para o registro dos nomes dos candidatos pelos partidos e federações junto à Justiça Eleitoral. 
  • 16 de agosto: Início da campanha eleitoral, passando a ser permitida a divulgação das candidaturas, pedido de voto, circulação de material de divulgação nas redes, na internet e em materiais impressos, desde que observadas as regras da campanha eleitoral nestes meios. 
  • 28 de agosto: Início do horário eleitoral gratuito em rádio e TV do primeiro turno. 
  • 4 de outubro: Primeiro turno das eleições para os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador (duas vagas) e suplente, deputado federal e deputado estadual ou distrital. A votação ocorre das 8h às 17h.
  • 25 de outubro: Eventual segundo turno das eleições para presidente e governador, onde ocorrer. A votação ocorre das 8h às 17h.