Durante uma fiscalização de rotina, um corte seletivo de árvores nativas foi flagrado pela Polícia Militar Ambiental, na localidade de Baianos, zona rural de Urubici, na Serra catarinense. As árvores haviam sido derrubadas com o uso de motosserra, sem a autorização dos órgãos competentes. O flagrante aconteceu no último sábado (19).
Continua depois da publicidade
De acordo com a polícia, a equipe constatou o crime ambiental ao encontrar dezenas de troncos sobrepostos de forma desordenada no chão, o que impediu a contagem precisa dos exemplares cortados.
Ao perceber o crime ambiental, os policiais iniciaram o levantamento de informações no local. A propriedade, no entanto, estava desabitada no momento da abordagem, o que dificultou a identificação imediata dos envolvidos. Segundo a Polícia Ambiental, serão necessárias novas investigações para chegar aos responsáveis.
Veja fotos da ação
Os autores poderão ser responsabilizados conforme determina a legislação ambiental, podendo responder tanto nas esferas administrativa quanto criminal.
Continua depois da publicidade
A pena para casos assim pode chegar de um a três anos de prisão, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, segundo a lei de crimes ambientais.
Leia também
Saiba como estão as obras na Serra do Corvo Branco, rota turística em SC




