Rendeiras da Costa da Lagoa, em Florianópolis, vão dar aulas gratuitas de renda de bilro e produção de tarrafas neste sábado (12). Batizado de “Encontro de Saberes”, a oficina está marcada para começar às 13h30min, no salão paroquial da Costa da Lagoa. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A renda de bilro é uma tradição de origem açoriana, feito com o bilro, um artefato de madeira roliça, onde se enrola o fio. Ele é usado para intercalar a linha e preencher os desenhos no papel com o formato que farão a renda. 

Já a tarrafa é utilizada para pesca e também é uma técnica típica de Florianópolis. A produção das redes é feita de forma artesanal na Costa da Lagoa.  

Rendeira de Florianópolis vive tradição há 65 anos: “Me entreguei de corpo e alma”

Continua depois da publicidade

–– Será um verdadeiro encontro de geração e cultura –– diz uma das organizadoras, Elizete Marques, da organização não-governamental (ONG) Costa Legal.

As aulas são gratuitas, para alunos em todos os níveis e idades. Ao todo, 14 vagas estão abertas ao público para cada modalidade: renda de bilro e de tarrafa. Para se inscrever, é necessário enviar uma mensagem para (48) 991881-4184 (Elizete) ou para (48) 99800-3277 (Nando).

Leia também

Rendeira de bilro conta a transformação do Retiro da Lagoa da Conceição em 60 verões

Encontro de rendeiras tem garoto de 15 anos que aprendeu ofício para fazer companhia a avó

Destaques do NSC Total