
Crime ambiental
Polícia Militar Ambiental encontrou 19 híbridos em Guaramirim após denúncias
Um criadouro de javaporcos foi descoberto em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, na manhã da última quinta-feira (28), pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Joinville. Dezenove animais da espécie, que é um híbrido gerado por meio da cruza do javali com porco doméstico, também foram apreendidos.
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A PMA encontrou o local em operação conjunta com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a partir de denúncias sobre a criação e comercialização de javalis na cidade.
Um javali e outros 19 javaporcos foram encontrados no local. A Polícia Militar Ambiental autuou um homem pela criação ilegal do animal e o suspeito agora responderá pelo crime ambiental.
Segundo a PMA, o javali é classificado como uma das piores espécies exóticas invasoras, principalmente pela agressividade e a destruição que causam em plantações inteiras. A criação da espécie é proibida em Santa Catarina.
A coordenadora estadual do programa de sanidade suídia da Cidasc, Sabrina Tavares, explicou que os javaporcos encontrados em Guaramirim serão levados para o abate. Segundo ela, o cruzamento entre porcos e javalis é ilegal em Santa Catarina, assim como a criação e comercialização dos javaporcos.
- Quando é encontrada uma criação com javalis ou javaporcos é considerada irregular porque não tem origem. Então, os animais são destinados ao abate - explica.
Os javalis são proibidos em Santa Catarina desde 1998 e, deste então, não é permitido abrir mais criações do animal. Segundo a coordenadora da Cidasc, o Ibama também proíbe a criação e proliferação de animais selvagens, tornando-os uma espécie considerada invasora.
Sabrina ainda explica que os híbridos de javali com porcos domésticos são criados para obter um animal rústico com carne considerada de melhor sabor. No entanto, a comercialização da carne do animal também é proibida em Santa Catarina.
- Javalis e porcos são espécies que não deveriam ser cruzadas, mas a Cidasc encontra casos de javaporcos pontualmente pelo Estado. As pessoas devem denunciar se souberem da ocorrência - afirma.
Quem quiser fazer denúncias para a Cidasc em relação à criação irregular de javalis ou javaporcos pode ligar no telefone da ouvidora de Santa Catarina, no 0800-644-8500. A ligação pode ser feita das 13 às 19 horas, em dias úteis.
> Homens são presos por estupro e armazenamento de pornografia infantil em Joinville
> Médicos de Joinville são indiciados por fraudar registro de ponto no Hospital Regional
> Preço da gasolina em Joinville vai ter novo aumento em fevereiro