nsc
an

Crime ambiental

Criação de javaporcos, espécie híbrida de javali e porco, é encontrada em SC

Polícia Militar Ambiental encontrou 19 híbridos em Guaramirim após denúncias

29/01/2021 - 09h46 - Atualizada em: 29/01/2021 - 14h01

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Imagem dos javaporcos
Dezenove javaporcos foram encontrados em Guaramirim
(Foto: )

Um criadouro de javaporcos foi descoberto em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, na manhã da última quinta-feira (28), pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Joinville. Dezenove animais da espécie, que é um híbrido gerado por meio da cruza do javali com porco doméstico, também foram apreendidos.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

A PMA encontrou o local em operação conjunta com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a partir de denúncias sobre a criação e comercialização de javalis na cidade.

Um javali e outros 19 javaporcos foram encontrados no local. A Polícia Militar Ambiental autuou um homem pela criação ilegal do animal e o suspeito agora responderá pelo crime ambiental.

Segundo a PMA, o javali é classificado como uma das piores espécies exóticas invasoras, principalmente pela agressividade e a destruição que causam em plantações inteiras. A criação da espécie é proibida em Santa Catarina.

Javaporcos serão abatidos, diz Cidasc

A coordenadora estadual do programa de sanidade suídia da Cidasc, Sabrina Tavares, explicou que os javaporcos encontrados em Guaramirim serão levados para o abate. Segundo ela, o cruzamento entre porcos e javalis é ilegal em Santa Catarina, assim como a criação e comercialização dos javaporcos.

- Quando é encontrada uma criação com javalis ou javaporcos é considerada irregular porque não tem origem. Então, os animais são destinados ao abate - explica.

Os javalis são proibidos em Santa Catarina desde 1998 e, deste então, não é permitido abrir mais criações do animal. Segundo a coordenadora da Cidasc, o Ibama também proíbe a criação e proliferação de animais selvagens, tornando-os uma espécie considerada invasora.

Comercialização proibida

Sabrina ainda explica que os híbridos de javali com porcos domésticos são criados para obter um animal rústico com carne considerada de melhor sabor. No entanto, a comercialização da carne do animal também é proibida em Santa Catarina.

- Javalis e porcos são espécies que não deveriam ser cruzadas, mas a Cidasc encontra casos de javaporcos pontualmente pelo Estado. As pessoas devem denunciar se souberem da ocorrência - afirma.

Quem quiser fazer denúncias para a Cidasc em relação à criação irregular de javalis ou javaporcos pode ligar no telefone da ouvidora de Santa Catarina, no 0800-644-8500. A ligação pode ser feita das 13 às 19 horas, em dias úteis.

Animais foram encontrados em Guaramirim
Animais foram encontrados em Guaramirim
(Foto: )

Leia também

> Homens são presos por estupro e armazenamento de pornografia infantil em Joinville

> Médicos de Joinville são indiciados por fraudar registro de ponto no Hospital Regional

> Preço da gasolina em Joinville vai ter novo aumento em fevereiro

Colunistas