O diretor e produtor de teatro, criador de bonecos, diretor de arte, empresário e dramaturgo, Sergio Tastaldi, morreu na manhã desta terça-feira (5) em São Paulo, onde estava internado. A despedida ocorre nesta quarta-feira (6), a partir das 10h, no Funeral Home, na capital paulista.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Sergio se formou em Odontologia pela PUC Campinas, e cursou Jornalismo na Faculdade Casper Líbero, mas foi no teatro que deixou um legado que ultrapassa barreiras.

Paulista de nascença, foi em Florianópolis que criou a LAPISLAB, uma escola de artes para crianças, em 2015. Entre 2020 e 2021, voltou para São Paulo, onde focou no grupo de teatro.

Segundo o filho, Luiz Tastaldi, a mudança de São Paulo para Florianópolis ocorreu no começo da década de 1990, e foi uma busca de Sergio pela segurança e qualidade de vida.

Continua depois da publicidade

Durante a trajetória, criou personagens icônicos, como o Professor Papum, que fez parte da bancada do Jornal do Almoço, da NSC TV (então RBS) entre 1996 e 1997, trazendo reportagens para o público infantil. Antes disso, produziu outros programas para o público infantil, como O Bicho de Goiaba, apresentado em Brasília (Radiobrás) em 1982, e Capivara e Lig-o-Plug, na TV Gazeta de São Paulo, de 1983 a 1988.

Luta contra o câncer

Luiz conta que o pai lutava contra um câncer no pulmão há anos, além de outro, menos agressivo, na bexiga. Há um ano, no entanto, Sergio decidiu não fazer mais quimioterapia. Os cuidados passaram a ser paliativos, mas a saúde do dramaturgo começou a piorar, a ponto de, mais recentemente, não conseguir andar.

Na última semana, Sérgio teve uma infecção urinária. A família o levou para o hospital, onde ele testou positivo para Covid-19. A doença evoluiu para uma pneumonia, e a infecção aumentou e, na segunda-feira (4), a família decidiu deixá-lo em sedação. Ele morreu pela manhã, ao lado do filho, Luiz.

Relembre a Turma do Papum

Leia mais

Três gigantes da música brasileira unem-se para uma noite memorável no Stage Music Park

Continua depois da publicidade

Ilustração sobre São Jorge feita por artista de Joinville será exposta em galeria dos EUA

Destaques do NSC Total