Uma criança de 5 anos sofreu um caso de desidratação grave após ser esquecida por mais de uma hora dentro de um carro. O caso aconteceu em Jaraguá do Sul durante a quinta-feira (12), dia em que as temperaturas na cidade ficaram entre 36ºC e 38ºC. 

Continua depois da publicidade

Conforme o Samu, a menina foi esquecida dentro do veículo, sob o sol, por cerca de uma hora e meia. Quando foi encontrada, ela estava com o nível de consciência baixo, sonolenta. Primeiramente, ela teria sido levada ao Hospital São José por familiares. Como a unidade não possui setor pediátrico, o Samu fez a transferência dela ao Hospital e Maternidade Jaraguá. 

Estado de saúde da criança de SC

O médico intensivista pediatra e chefe da emergência do Hospital de Jaraguá, Cauby Motta, contou que a criança chegou na unidade de saúde com uma grave desidratação e que precisou ser entubada.

— Graças às ações rápidas do Hospital São José e às complementações da emergência do Hospital de Jaraguá, a gente conseguiu estabilizar inicialmente, mas é uma criança, pelo estado geral, muito grave. Ela ontem [quinta-feira] foi intubada, a garantia da via aérea e para proteção do sistema nervoso central, porque ela tinha uma agitação psicomotora muito importante. Teve um rebaixamento de consciência que são equivalentes a lesões graves, então a gente optou por entubar ontem, sedar e conduzir rápido para fazer tomografia e continuar as ações de cuidados dela — explica o médico.

Agora, já nesta sexta-feira (13), a menina foi desentubada. Conforme Motta, o resultado da tomografia não apresentou sinais de edema cerebral e os distúrbios metabólicos foram todos corrigidos.

Continua depois da publicidade

— A paciente hoje se encontra desentubada e estável. Mas, tudo isso graças a ações de duas equipes muito bem engrenadas, que conduziram com uma certa celeridade, um caso tão grave assim, porque é uma patologia de auto desfecho de mortalidade, se não tem uma equipe treinada — cita o médico.

A reportagem do NSC Total entrou em contato com a Polícia Civil, que informou que está fazendo apurações preliminares e, dependendo das informações, um inquérito policial com suspeita de maus-tratos poderá ser instaurado. O laudo médico da criança já foi solicitado para o início das apurações.