Uma criança e uma mulher foram picadas por abelhas e precisaram de atendimento na manhã desta segunda-feira (27) na Avenida Porto Alegre, na região Central de Chapecó, nas proximidades de uma escola. Um enxame de abelhas que estava no local causou tumulto.
Continua depois da publicidade
Os Bombeiros foram acionados às 7h55min. A criança foi picada pelos insetos antes da chegada das equipes. Durante a verificação da ocorrência, uma mulher pisou em uma abelha, sendo também picada e passando mal em seguida. Ela recebeu atendimento dos bombeiros e foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O local foi isolado para garantir a segurança das pessoas próximas e um apicultor foi acionado para realizar a remoção segura do enxame.
O que fazer ao ser picado por abelhas
De acordo com o primeiro-sargento Ewerton, do Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, neste período do ano é comum que as abelhas estejam em processo de migração, buscando novos locais para se instalar.
— Elas costumam fazer paradas temporárias em árvores baixas ou estruturas urbanas, onde permanecem por um ou dois dias antes de seguir viagem. Nesse caso específico, elas já estavam iniciando a produção de favo, o que indica que poderiam permanecer por mais tempo — explicou.
Continua depois da publicidade
O sargento orienta que a população evite se aproximar de enxames, especialmente durante o dia, quando as abelhas estão mais ativas e podem se sentir ameaçadas. — À noite, elas tendem a se agrupar e ficam menos agitadas, mas durante o dia o ideal é manter distância. Normalmente, elas não atacam se não forem provocadas — disse.
Ele também destacou que a eliminação de abelhas é crime ambiental e deve ser evitada:
— O procedimento correto é isolar o local e acionar o Corpo de Bombeiros, que faz a avaliação e chama um apicultor para realizar a remoção segura do enxame. O apicultor captura as abelhas e as leva para um local adequado, onde possam continuar exercendo seu importante papel na natureza.
Por fim, o sargento lembrou que o procedimento é diferente no caso de vespas.
— As vespas não podem ser capturadas. Nesses casos, o controle é feito com o uso de inseticida —concluiu.
 
				