Uma brincadeira perigosa em um lugar improvisado chamou a atenção dos moradores de São Francisco do Sul. Em um vídeo que circula nas redes, crianças brincam em um balanço feito com corda em uma árvore próximo ao trilho do trem. As imagens mostram que os envolvidos chegam a encostar nos vagões em movimento.

Continua depois da publicidade

Nas cenas do vídeo, é possível ver um grupo de crianças e adolescentes brincando em um balanço na árvore, uma brincadeira considerada popularmente comum entre os mais novos. No entanto, o risco da situação aumenta pela proximidade do brinquedo à linha férrea, no bairro Rocio Grande.

Imagens mostram o momento em que um dos adolescentes se arrisca em direção ao trem em movimento e chega a encostar nos vagões para se impulsionar novamente. O caso chamou a atenção de moradores, que alegam que a corda esticada poderia romper e causar um acidente grave.

Ao NSC Total, a Concessionária Rumo Logística alerta que situações como o registro em São Francisco do Sul são extremamente perigosas. A empresa pede aos pais e responsáveis para que redobrem a atenção e supervisionem crianças e adolescentes, evitando qualquer tipo de brincadeira ou permanência próxima à linha férrea.

Segundo a empresa, em razão do tamanho das composições, nem sempre o maquinista consegue visualizar situações em que pessoas se colocam em risco. A Rumo ainda reforça orientações para que acidentes sejam evitados. Confira abaixo:

Continua depois da publicidade

  • Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso, redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização;
  • Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento;
  • Nunca caminhe sobre os trilhos. Essa é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia;
  • Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que colocam a vida em risco.

Veja o vídeo

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Caminhão sem freios levanta nuvem de fumaça com manobra para evitar acidente na BR-376

VÍDEO: Baleia-franca faz acrobacias ao lado do filhote em Itapoá