Embora tenha sido caracterizado pelas tradicionais “alfinetadas”, o debate dos candidatos a prefeito de Criciúma, na noite de ontem na RBS TV, foi esclarecedor para os eleitores que deixaram para analisar as propostas na última hora.

Continua depois da publicidade

Os quatro aspirantes à prefeitura mantiveram o respeito enquanto estiveram frente a frente. Entretanto, Décio Góes (PT) e Clésio Salvaro (PSDB) estabeleceram uma relação tensa durante o encontro. O debate terminou às 0h03min desta sexta-feira.

Os quatro candidatos, Décio Góes (PT), Clésio Salvaro (PSDB), Acélio Casagrande (PMDB) e Odelondes de Souza (Psol) estiveram bem preparados com respostas e questões a serem debatidas. Entretanto, Salvaro teve postura mais ofensiva, enquanto Góes precisou dar explicações sobre suas ações na primeira administração. Além disso, o candidato petista tentou mostrar sintonia entre suas propostas com o governo federal.

Já o candidato Acélio Casagrande ressaltou realizações do PMDB da época em que atuou como secretário regional e trabalho do atual governo do Estado, incluindo a descentralização. Como ex-secretário da saúde da cidade, o candidato reforçou propostas no setor. Já Odelondes de Souza não poupou críticas aos adversários e apontamentos de problemas na cidade, resultado do levantamento realizado por ele e que serviu de base para a plataforma eleitoral.

Durante o debate, mediado por Moacir Pereira, as perguntas foram feitas de candidato para candidato. No primeiro e no terceiro bloco, os candidatos responderam perguntas de temas livres.

Continua depois da publicidade

No segundo e no quarto bloco, os temas foram determinados por sorteio. O quinto bloco foi destinado às considerações finais.

Os candidatos debateram temas de sua preferência e outros 15 assuntos pré-determinados, como transporte coletivo, servidores, cultura, habitação, emprego, saúde, segurança pública e educação.

Os candidatos tiveram 30 segundos para fazer perguntas e um minuto e meio para respondê-las. Réplicas e tréplicas também tiveram 30 segundos de duração.

Além de Criciúma, o Grupo RBS promoveu debates nesta quinta-feira em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Lages, Chapecó e Joaçaba.

Continua depois da publicidade