nsc
    santa

    Coronavírus

    Cruzeiro isolado no Recife após suspeita de coronavírus atracou em Itajaí antes de seguir para o Nordeste

    Embarcação com 609 pessoas a bordo atracou no píer turístico da cidade na terça (3)

    13/03/2020 - 07h42 - Atualizada em: 13/03/2020 - 10h35

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    Cruzeiro Silver Shadow em Itajaí
    O cruzeiro Silver Shadow em Itajaí na terça-feira (3)
    (Foto: )

    O cruzeiro com 609 pessoas a bordo que foi isolado na costa do Recife nesta quinta-feira (12) após um dos passageiros apresentar suspeita de coronavírus passou por Santa Catarina na semana passada. A embarcação Silver Shadow atracou em Itajaí na última terça-feira (3) antes de seguir viagem rumo ao Nordeste.

    A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que o caso suspeito é de um canadense de 78 anos, que apresentou febre e sintomas respiratórios durante o desembarque no Porto do Recife. Ele foi encaminhado a uma unidade privada e será testado para covid-19.

    O cruzeiro de luxo Silver Shadow atracou no píer turístico de Itajaí na terça (9) com cerca de 350 passageiros e 290 tripulantes. Entre os passageiros, estavam principalmente turistas alemães e ingleses.

    Site especial: saiba tudo sobre o coronavírus

    De acordo com Ricardo Amorim, coordenador de Operações e Inteligência da Fiscalização do Porto de Itajaí, o navio ficou atracado na cidade por cerca de cinco horas: entre 11h30min e 17h.

    Ele também informou que a escala não previa embarque ou desembarque de passageiros, apenas trânsito. No entanto, não soube confirmar se pessoas que estavam a bordo deixaram o navio durante o período. A confirmação cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em SC, que não tinha se manifestado até o fim da manhã.

    Passageiro teria embarcado no navio após passagem por SC

    Em entrevista à reportagem da NSC TV, Cleverton Vieira Bunn, agente da CR Agência Marítima - que trouxe o navio para Itajaí – afirmou que o passageiro canadense suspeito de coronavírus embarcou no Rio de Janeiro, depois da passagem por SC. Portanto, ele não estaria a bordo quando o navio atracou na cidade catarinense.

    Antes de atracar em Itajaí, o cruzeiro passou por Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai. Depois, seguiu para Paraty, Búzios, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

    Isolamento em Recife

    No Recife, o cruzeiro permanecerá isolado até que o resultado do exame do passageiro com suspeita de coronavírus fique pronto. A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que, assim que a suspeita foi notificada, a Anvisa foi acionada para suspender de imediato novos desembarques de passageiros e solicitar às agências de turismo o retorno dos que já tinham saído. Todos serão mantidos em suas cabines.

    Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, a gestão portuária também proibiu que o lixo da embarcação fosse descarregado.

    Segundo o Diário de Pernambuco, o navio tem bandeira das Bahamas, no Carine, e está a serviço da Silversea Cruises.

    Silver Shadow em Itajaí
    (Foto: )

    Leia também

    Coronavírus: Santa Catarina registra os dois primeiros casos confirmados da doença

    NSC lança campanha informativa e abre conteúdo sobre Coronavírus na internet

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas