
Golpe
Mensagem divulgada pelo 14° Batalhão da Polícia Militar solicita que usuários do aplicativo tenha cuidado redobrado ao repassar dados por telefone
Os golpes aplicados por meio de links falsos ou mensagens de WhatsApp de contas clonadas têm chamado a atenção das autoridades policiais. O setor de comunicação do 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul alerta sobre esses crimes, e dá dicas para que os usuários não sejam vítimas desse tipo de golpe.
Cuidado! Golpes no Instagram e WhatsApp estão cada vez mais comuns
Ao receber ligações telefônicas de empresas de pesquisa, ou campanhas relacionadas ao coronavírus, desconfie. Esse é o primeiro alerta do texto assinado pelo subtenente Luiz Wiltner.
Mesmo que a ligação pareça séria e a pessoa do outro lado da linha não solicite dados pessoais, ao final da coversa ela irá solicitar que você diga uma série de números, que foram enviados por mensagem para o seu celular. "Ao dizer os números, você estará oportunizando que o seu WhatsApp seja clonado", alerta o 14º BPM.
Beto Carrero vai mudar de nome? Postagem do parque gera reações nas redes sociais
A partir daí, o aplicativo deixa de funcionar no seu celular, e o golpista passa a ter acesso à sua agenda. "No aparelho dele, ele acessa o contato de sua família, amigos e conhecidos, conta uma historinha e pede para que depositem dinheiro em alguma conta", reforça o alerta.
- Não forneça informações pessoais para pessoas que ligam para você e dizem ser de empresas de pesquisa, satisfação ao cliente ou qualquer outra nomenclatura
- Suspeite quando alguém pedir dinheiro ou créditos para telefone
- Na dúvida, certifique-se que você está falando realmente com quem você conhece, e não um impostor.
Atenção: é falso que hospitais recebem R$ 18 mil por cada morte registrada como Covid-19