Segundo os psicólogos, o maior trauma que passamos é o parto. Imagine um bebê que cresce durante 40 semanas envolvido pela mãe, recebendo todos os nutrientes necessários para a sobrevivência e desenvolvimento a cada batimento cardíaco. Ao final da gestação ele é “arrancado” para o meio externo, sendo em seguida cortado o cordão umbilical, seu elo com aquela que o gerou e o protegeu até então.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Além disso, há fortes lâmpadas na sala de parto. Para completar o quadro, introduz-se uma sonda através do seu nariz para aspirar secreções e pinga-se em seus olhinhos uma substância tóxica (nitrato de prata), para evitar a oftalmia neonatal (também chamada de conjuntivite neonatal). Traumatizante ou não?

Aprendendo a mamar

Muitas vezes, principalmente nos primeiros dias, o bebê não consegue mamar, mas a mãe não deve se desesperar, pois não é por falta de leite. Isso ocorre porque ele ainda não sabe mamar. O pequeno necessita de um processo de aprendizado, que depende da compreensão e paciência da mãe.

Sono irregular do bebê

O sono também é um grande desafio enfrentado por pais e recém-nascidos. Bebês normais dormem quase 24 horas por dia no início. O problema é que nem sempre ocorre coordenação entre seu sono e o da mãe.

Continua depois da publicidade

Por esse motivo, é interessante que a mãe comece um processo de disciplina, oferecendo os seios em horários mais ou menos fixos durante o dia e, durante a noite, mude para o processo de livre demanda. Seu bebê logo vai descobrir o que é dia e o que é noite.

Mãe segurando bebê recém-nascido no colo e uma manta por baixo
O sono do bebê é um desafio nos primeiros dias de vida (Foto: Shutterstock)

Surgimento de brotoejas

Outro fator que incomoda o bebê são as irritações da pele. As brotoejas ocorrem quando o bebê está mais aquecido do que o necessário. Isso porque suas glândulas sudoríparas ainda não estão bem formadas, ocasionando micropápulas com suor em seu interior. Para evitá-las, é necessário agasalhar menos o bebê, e o tratamento é feito com loções hidratantes neutras.

Evitando as assaduras

As assaduras podem ocorrer por demora na troca das fraldas, irritação por tecidos, entre outros motivos. Para evitá-las, opte por produtos neutros, sem perfumes, corantes ou conservantes.

Cuidado com as visitas

As visitas devem ser evitadas. Amigos visitam o bebê na maternidade, em visitas rápidas ou após o bebê ter completado seis meses. Seu bebê nasce com pouca proteção contra os germes, que recebeu da mãe durante a gestação.

Continua depois da publicidade

Qualquer resfriado pode ser extremamente desagradável para o bebê, com riscos de complicações graves. Se mesmo assim ele contrair alguma infecção, entre em contato com seu pediatra, ele poderá dizer como agir.

*Por Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros

Autor do livro Seu bebê em perguntas e respostas – do nascimento aos 12 meses. Médico formado em 1974 pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializou-se em pediatria na Unifesp/EPM, obtendo em seguida título pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Atuou por quase 30 anos no Pronto -Socorro Infantil Sabará. Foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, à MBA Pediatria e à literatura médica para leigos

Leia também

Benefícios da ioga para gestantes

11 nutrientes importantes para consumir durante a gravidez

Alimentação no berçário: veja como é feita a introdução alimentar na primeira infância

Destaques do NSC Total