Podemos afirmar que o corpo humano é uma máquina em perfeito funcionamento, que atua em diversos sistemas simultaneamente. Assim como todos os seres vivos, os seres humanos tem o corpo formado por células, responsáveis por formar tecidos, que por sua vez formam órgãos que, desenvolvem os sistemas.

Continua depois da publicidade

Formados por tecidos diferentes que atuam de forma conjunta realizando uma função os órgãos estão sempre em sintonia, com alguns interligados para desempenhar uma função ainda maior. 

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

19 curiosidades do corpo humano

Considerando que o corpo humano é uma estrutura complexa com inúmeras partes que pode exercer funções fundamentais para a sobrevivência, essa estrutura também conta com algumas curiosidades. Confira as principais.

Continua depois da publicidade

1. O corpo é dividido em 10 sistemas

O corpo humano é dividido em 10 sistemas: digestório, cardiovascular, respiratório, excretor, endócrino, reprodutor, nervoso, tegumentar, esquelético e muscular. Conheça um pouco mais sobre cada um:

  • Digestório: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Esse sistema garante que o alimento seja dividido em partículas menores, facilitando seu aproveitamento pelo organismo. Além disso, garante a eliminação das porções não aproveitadas;
  • Cardiovascular: coração e vasos sanguíneos. Assegura a distribuição de oxigênio e nutrientes pelo organismo; 
  • Respiratório: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Garante as trocas gasosas, absorvendo oxigênio e eliminando o gás carbônico;
  • Excretor: rins, ureteres, bexiga e uretra; relacionado com a eliminação da urina, garantindo que substâncias em excesso e produtos tóxicos sejam eliminados; 
  • Endócrino: ovários, testículos, hipófise, tireoide, pâncreas e suprarrenais. e utas glândulas. Faz a regulação química das atividades do nosso corpo;
  • Reprodutor: gametas, os ovários e os testículos. Está relacionado com a reprodução;
    Nervoso: encéfalo, medula espinhal, nervos e terminações nervosas. Relacionado com uma série de atividades, como a coordenação, memória e percepção de estímulos.
    Tegumentar: pele e derivados, tais como pelos, unhas e glândulas. Sua função é manter o isolamento do corpo e controlar a temperatura;
  • Esquelético: ossos, estruturas cartilaginosas e membranas associadas. Está relacionado diretamente com a sustentação do corpo, movimentação e proteção de órgãos internos;
  • Muscular: conjuntos de músculos. Está relacionado com a movimentação e contração de órgãos.

2. Um bebê tem mais ossos que um adulto

O corpo de um adulto possui 206 ossos. No entanto, ainda quando recém-nascido, o ser humano apresenta certa de 300 ossos. A diferença se dá, pois, ao longo do crescimento, muitos ossos acabam se fundindo, tornando-se apenas um. 

Continua depois da publicidade

3. Os vasos sanguíneos poderiam dar duas voltas na Terra

A totalidade dos vasos sanguíneos existentes no corpo humano, ou seja, artérias, veias e capilare, medem cerca de 100 mil quilômetros. Se juntos, poderiam dar duas voltas e meia no planeta Terra, visto que o planeta mede 40.075 km em circunferência.

4. O cérebro possui 1 milhão de gigabytes de armazenamento

O cérebro humano possui apresenta cerca de um trilhão de ligações entre os neurônios. Essa quantidade corresponderia a uma capacidade de armazenamento de de 2,5 petabytes, ou seja, 1 milhão de gigabytes. A velocidade considerada para o processamento de toda essa informação é o equivalente a um processador de 16,8 mil GHz.

5. O corpo possui quase 5 litros de sangue

Os únicos locais do corpo humano que não são irrigados por vasos sanguíneos são os cabelos, córneas e unhas. Em quantidade líquida, o corpo humano possui quase 5 litros de sangue. Quando retirado para doação, são cedidos no máximo 450 ml que são repostos pelo organismo no mesmo dia.

Continua depois da publicidade

6. O ser humano respira por uma narina de cada vez

Uma coisa que poucos imaginam está relacionada a nossa respiração. Não é possível respirar pelas duas narinas ao mesmo tempo. Por isso, quando estamos resfriados ou com gripe, somente uma narina acaba entupida por vez. 

7. Um pessoa produz quase um litro de saliva por dia

A quantidade de saliva produzida por dia varia de um indivíduo para outro. No entanto, a médica de produção de seres humanos é de 0,7 litros ao dia. A saliva é responsável por ajudar na eliminação de bactérias e combaterinfecções, contanto com a proteína histatina, conhecida por seu poder antibacteriano.

8. A pele é o orgão mais pesado do corpo

Além de ser o órgão mais estenso do corpo, a pele é também o órgão mais pesado do corpo. Um ser humano adulto possui em média 2 metros quadrados de pele, com peso correspondente a cerca de 15% do total de seu corpo.

Continua depois da publicidade

9. O corpo é formado por 70% de água

O corpo humano é formado por 70% de água, o que corresponde a metade do peso. Responsável por transportar alimentos, resíduos e sais minerais, a água também ajuda na lubrificação de tecidos e articulações, além de conduzir glicose e oxigênio para célular e regular a temperatura. Um pessoa adulta é capaz de eliminar 3 litros de água por dia, por meio da transpiração, respiração e urina.

10. O músculo mais forte do corpo fica na boca

O massater é considerado o músculo mais forte do corpo humano. Encontrado na boca, ele é responsável pela alimentação e fala. Por ser exercitado diariamente, se torna cada vez mais fortalecido.

10 alimentos que ajudam na prevenção do câncer

11. O corpo fica mais alto enquanto dorme

Durante o sono, o corpo aumenta cerca de 8 milímetros. O motivo são os discos invertebrais da coluna vertebral que se hidratam durante o período de sono, aumentando em volume. Esse valor acaba voltando ao normal durante o dia, quando os discos são espridos devido a força da gravidade.

Continua depois da publicidade

12. O menor osso do corpo fica no ouvido

Chamado estribo, o menor osso do corpo humano está localizado no ouvido, e mede entre 2,5 e 3 milímetros. Junto com outros ossinhos chamados bigorna e martelo, o estribo forma um conjunto responsável pela audição.

13. O menor órgão do corpo fica na cabeça

A glândula pineal leva esse nome por ter o formado similar a uma pinha. Pequenina, é considerada o menor órgão do corpo humano, e está localizada na regiao central do cérebro. Ela está ligada a regulação da pressão sanguínea e também do sono.

14. O maior osso humano fica na coxa

O fêmur é o maior osso do corpo humano. Localizado na região abaixo do quadril, na coxa, o osso é também um dos mais resistentes do sistema esquelético.

Continua depois da publicidade

15. O estômago pode aumentar seu tamanho em 80 vezes

Quando vazio, o estômago tem o volume de 50 milímetros. Contudo, seu poder de expansão pode aguentar até 4 litros de comida. Desse modo, é o equivalente a 80 vezes seu tamanho quando vazio.

16. O cérebro é capaz de acender uma lâmpada

O cérebro é capaz de produzir energia por meio das sinapses, região entre neurônio e célula que transmite impulso nervoso. Desse modo, o cérebro é capaz de acender uma lâmpada com toda energia concentrada.

17. Os olhos podem distinguir mais de 10 milhões de cores

O olho humano é capaz de distuinguir até 10 milhões de cores diferentes. Ainda que a percepção de cores seja limitada, ela é mais ampla do que imaginamos. A retina possui 120 milhões de células especializadas em detectar cores e intensidades de luz. Dessa forma, cores como o azul, vermelho e verde, quando captados pela retina, permiten que o olho enxergue uma variedade de cores de acordo com a luz.

Continua depois da publicidade

18. Cabelos e unhas não crescem após a morte

É muito comum ouvir que, após a morte, cabelos e unhas continuam crescendo. Contudo, isso é uma ilusão. O tamanho dos pelos, cabelos e unhas pode parecer aumentar após a morte pois o corpo acaba perdendo tônus muscular, e seus tecidos perdem consistência. Dessa forma, dá a impressão que essa estruturas cresceram alguns milímetros.

19. A decomposição do corpo se inicia logo após a morte

Logo após a morte, o corpo humano já começa a entrar em decomposição. A oxigenação do organismo, ao ser instantaneamente interrompida causa o desequilíbrio e perda de defesas do organismo. 

Assim, as bactérias e substâncias comuns, que o próprio corpo produz em vida, começam a atacar o organismo. Isso também ocorre porque a produção de minerais importantes para o metabolismo é interrompida, desestabilizando as células do corpo.

Continua depois da publicidade

Confira todas as curiosidades na galeria de fotos

Destaques do NSC Total