Chapecó está entre as 20 cidades que mais geraram emprego no ano segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Na maior cidade do Oeste o saldo entre demissões e contratações é positivo em 2,5 mil vagas entre janeiro e outubro.

Continua depois da publicidade

Quase metade disso é da indústria de transformação, que teve 1,2 mil vagas a mais. Os serviços tiveram aumento de 554 vagas, o comércio teve saldo de 499 vagas e, a construção civil, de 262.

De acordo com o economista e vice-reitor da Unochapecó, Márcio da Paixão Rodrigues, as agroindústrias têm grande parcela nesses números positivos.

– A indústria foi a que mais gerou emprego e isso acaba refletindo em outros setores, como comércio e serviços, pois ao gerar emprego ela gera mais salário e mais renda para as famílias – explicou.

Ele comparou que, nos dez primeiros meses do ano passado, quando a economia ainda estava em crise, o saldo era de apenas 257 vagas. Rodrigues afirmou que a economia demonstra uma reversão da tendência de queda.

Continua depois da publicidade

– Chapecó e Santa Catarina demonstram uma recuperação numa velocidade acima da média nacional – avaliou.

Além de Chapecó outras quatro cidades catarinenses estão entre as que mais geraram emprego nos dez primeiros meses do ano. Joinville é a segunda do país, com sete mil vagas, São José é a 13ª, com 3,2 mil vagas, Blumenau é a 14ª, com 3,1 mil vagas e, Brusque, a 19ª, com 2,6 mil vagas.

Acompanhe outras publicações de Darci Debona

Leia também:

Receita federal da fronteira será transformada em Alfândega

Quebra da safra do trigo será de 38% em SC

Destaques do NSC Total